Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
10 livros emocionantes para morrer de chorar
Livros

10 livros emocionantes para morrer de chorar

26 out 18 10 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Os autores de livros são responsáveis por estimular muitas coisas nos leitores, mas eu diria que a principal é a capacidade de fazer com que sintamos uma série de emoções juntos com os personagens. Afinal, a literatura tem o poder de tocar nossa alma e despertar sentimentos variados, que às vezes são fortes o bastante para fazer o leitor se desmanchar em prantos. Bem, foram poucas as obras que conseguiram arrancar lágrimas de mim, então idealizei essa lista para você que ama se emocionar. Mas um aviso: Prepare os lenços! 

10. A Menina que Roubava Livros

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, A Menina que Roubava Livros

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Menina que Roubava Livros é um drama do escritor australiano Markus Zusak, publicado em 2005.

Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler.

Obras que abordam a temática do nazismo têm feito muitos leitores chorar, e no meu caso, não foi diferente com esse livro. A Menina que Roubava Livros se passa durante a Segunda Guerra Mundial, uma garotinha chamada Liesel Meminger e seu irmão deverão ser entregues aos cuidados de uma nova família, na qual um casal se dispôs a adotá-los por dinheiro. Porém, durante a viagem para o novo lar, o garoto morre e é enterrado por um coveiro que deixa seu livro cair na neve. Nessa ocasião, Liesel, apesar de não saber ler corretamente, rouba o primeiro livro.

Markus Zusak traz uma história impecável e aborda a ingenuidade de uma criança que através da literatura encontra um refúgio. Na condição de uma menina atormentada pela guerra, a protagonista se sente menos solitária na companhia dos livros e do pai adotivo. Apesar de ser apenas uma criança, existe uma coisa que poucos além de Liesel Meminger conseguiram. Ela escapou da Morte três vezes. E é por isso que a nossa narradora tem tanto interesse nela.

O ser humano não tem um coração como o meu. O coração humano é uma linha, ao passo que o meu é um círculo, e tenho a capacidade interminável de estar no lugar certo na hora certa. A consequência disso é que estou sempre achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior. Vejo sua feiura e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser as duas. Mas eles têm uma coisa que eu invejo. Que mais não seja, os humanos têm o bom senso de morrer.

9. A Lista Negra

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, A Lista Negra

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Lista Negra é um romance de Jennifer Brown.


A Lista Negra é uma história extremamente bem construída que promete abordar alguns assuntos polêmicos, principalmente, o bullying. Mas não se engane, esse não é um daqueles livros esperançosos, no qual os agressores subitamente tomam consciência dos seus atos e todos viram amigos. Essa obra vai abordar uma face mais obscura, talvez até mais realista, mostrando não só o bullying, mas também suas fortes consequências.

Valerie e Nick sabem muito bem como é ser uma vítima de bullying. Afinal, o casal de namorados são os mais importunados da escola, mas pelo menos eles tem um ao outro. Nesse contexto, surge a ideia da lista negra, uma enumeração com todos os malfeitores que eles não gostam. Mas o que Valerie nunca imaginaria é que as pessoas da lista se tornariam alvos reais.

E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava.

8. Proibido

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, Proibido

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Proibido é um romance de Tabitha Suzuma.


Rodeado por polêmicas, Proibido continua sendo um livro muito discutido no meio literário. Nessa obra, iremos encontrar a temática do incesto, mas essa história é com certeza mais do que apenas isso. Para Começar, a narrativa se desenvolve em torno de um lar assustadoramente desestruturado, no qual o pai das crianças casou-se novamente e parou de se importar com os cinco filhos que já tinha – nada muito longe da realidade, certo?

Para piorar a situação, a mãe não é nada maternal e passa a maior parte do tempo na companhia do álcool, pois não aguenta sua realidade. Logo, foi delegada a Lochan e Maya a função de criar seus três irmãos mais novos. Juntos eles assumem o papel de pai e mãe, como se fossem realmente dois adultos. A questão do incesto aparece naturalmente, mas com a presença de um conflito muito grande, dado que ambos sabem que aquele sentimento não é normal e tão pouco aceito. Os dois tentam manter uma família comum para que o serviço social não desconfie de nada, mas as esperanças para isso são mínimas.

7. Mil Beijos de Garoto

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, Mil Beijos de Garoto

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Mil Beijos de Garoto, Tillie Cole, 2016.


Mil Beijos de Garoto é uma história intensa e super envolvente. É impossível para o leitor prever tudo que o espera quando iniciar esse livro tão especial, então se prepare para uma enxurrada de sentimentosRune Kristiansen é um menino de apenas cinco anos quando se muda da Noruega para os Estados Unidos. Após desembarcar na sua nova morada, ele descobre que é vizinho de uma menininha muito cativante, a Poppy. Na época, nenhum dos dois sequer imaginava o forte elo que iriam construir.

Os dois foram os mais incríveis amigos até a adolescência, e então foi surgindo o mais puro amor entre os jovens. Poppy que sempre teve uma ligação muito forte com sua avó, ganhou da mesma um pote antes que ela falecesse. Mas não era um recipiente qualquer, ali a menina deveria guardar os melhores beijos que viria a dar. Assim, passou a colecionar os mais intensos que tivera com Rune. Tudo estava perfeito. Porém, o destino estava decidido a não ser mais tão bom com eles.

6. A Mulher do Viajante no Tempo

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, A Mulher do Viajante do Tempo

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Mulher do Viajante do Tempo é um romance escrito por Audrey Niffenegger.


Henry sofre de um trágico e raro distúrbio genético, ele simplesmente é obrigado a viajar pelo tempo. Seu relógio biológico muda e ele é arrastado para momentos importantes da sua vida, tanto no passado quanto no futuro. Ocasionados por acontecimentos estressantes, Henry nunca consegue prever ou controlar os deslocamentos.

A cada viagem, ele tem uma idade e uma vida diferente, precisando sempre se readaptar. Mas tem alguém muito importante para quem o tempo corre normalmente, Clare, sempre tendo que conviver com a ausência de Henry e o caráter peculiar de sua relação.

Bom, seja lá quem você for, estou aqui agora. Você pode ser o passado de Henry, mas sou seu futuro.

publicidade

5. Como Eu Era Antes de Você

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, Como Eu Era Antes de Você

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Como Eu Era Antes de Você é um dos romances mais famosos de Jojo Moyes.


Louisa Clark é uma mulher acomodada à sua rotina e sem grandes ambições. Apesar de ter 26 anos, ela ainda mora com os pais e ajuda com as contas da família. Lou passa a maior parte do tempo no café em que trabalha e com seu namorado Patrick – um atleta esforçado. Contudo, ela perde o chão quando o dono do café decide fechá-lo. Sem estudo ou experiência, a unica oportunidade de emprego que ela encontra é para ser cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor é um homem de 35 anos que viu sua vida virar de cabeça para baixo dois anos antes, quando uma moto o atropelou. Foi um processo muito doloroso, pois ele era um rapaz que fazia de tudo, inclusive esportes radicais, mas que agora necessita de ajuda até para comer. Will não aceita sua condição pós-acidente e vive amargurado. Porém, o espírito alegre e peculiar de Clark promete levar luz ao Sr. Traynor.

Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.

4. O Menino do Pijama Listrado

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, O Menino do Pijama Listrado

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Drama escrito por John Boyne.


O Menino do Pijama Listrado é uma daquelas histórias envolventes, nas quais os leitores se conectam pela ingenuidade de uma criança. Bruno é um garoto de nove anos que não faz ideia do que esteja acontecendo em plena Segunda Guerra Mundial, ele nem mesmo sabe o que é o Holocausto. Filho de um comandante nazista, o menino deve deixar sua confortável casa em Berlin para ir viver num lugar muito pouco agradável.

Entediado com a mudança e sem ter outras crianças com quem brincar, Bruno procura algo que o entretenha e acaba conhecendo Shmuel – um garotinho que veste um pijama listrado e vive com mais centenas de pessoas do outro lado de uma cerca. Bruno tenta entender quem são aquelas pessoas e o que fazem ali, enquanto descobre um pouco sobre o trabalho do pai.

3. Por Lugares Incríveis

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, Por Lugares Incríveis

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Romance escrito por Jennifer Niven.

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Violet Markey era uma garota popular e que tinha uma vida de dar inveja em muitas meninas. Ela namorava o jogador de futebol americano mais bonito do colégio, tinha muitos amigos e uma vida muito bem programada. Porém, tudo isso desmoronou quando ela e a irmã mais velha sofreram um acidente de carro, e apenas Violet sobreviveu. Desde então, ela vive isolada e afastou todos de sua vida, além de desenvolver uma forte fobia de carros.

Theodore Finch é conhecido como o “esquisitão” da escola, pois ele está longe dos padrões de um adolescente “normal”. Seu jeito de quem sempre fala o que quer e pensa o tornou uma pessoa isolada. Contudo, o que ninguém sabe é que Finch tem períodos longos e esporádicos de depressão. O inusitado encontro desses dois jovens dará início a uma história super envolvente, então se prepare para altas emoções!

2. Uma Curva no Tempo

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, Uma Curva no Tempo

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Romance escrito por Dani Atkins.


Uma Curva no Tempo é uma história demasiadamente cativante! Rachel e seus amigos estavam comemorando uma data muito esperada: o fim do ensino médio. Todos gostavam de pensar que apesar das mudanças que estavam por vir, a amizade continuaria forte. Entretanto, o que ninguém imaginou foi que aquele jantar comemorativo teria resultados drásticos.
Quando um carro desgovernado invade o restaurante em que os amigos comemoravam, o melhor amigo de Rachel, Jimmy, morre tentando salvá-la. Ela consegue sobreviver, mas com traumas psicológicos e físicos. A dor da perda faz com que Rachel queira se afastar de tudo e todos. E cinco anos depois desses acontecimentos, a protagonista já não é a mesma. É realmente lamentável como tudo ocorreu e ela queria que as coisas fossem diferentes, mas isso é impossível… ou será que não?

Pela primeira vez questionei por que estava tão motivada a demolir um mundo que podia ser muito melhor do que aquele no qual eu vivia.

1. A Cidade do Sol

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

10 livros emocionantes para morrer de chorar, A Cidade do Sol

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Drama escrito por Khaled Hosseini.


A Cidade do Sol é uma história muito emocionante, sendo passada a partir de um ponto de vista mais feminino. O leitor é apresentado a duas mulheres muito diferentes, mas que se completam de um jeito único. Laila e Mariam são algumas das personagens mais resilientes e instigantes que vi em livros!

Esse livro trará uma série de emoções para aqueles que ficam abalados com a realidade das mulheres em países do Oriente Médio, que são acometidos pelas guerras e por uma forte doutrina. Laila e Mariam precisarão se unir contra a intolerância, a submissão e os valores distorcidos! É impossível não se emocionar com essa narração sobre o amor, opressão, ignorância e uma forte amizade.

O amor era um erro nocivo, e sua cúmplice, a esperança, uma ilusão traiçoeira. E, onde quer que brotassem essas duas flores venenosas, Mariam as arrancava. Arrancava e jogava fora, antes que criassem raízes.

Particularmente, eu adorei ler os livros citados e acho todos muito impactantes. Então, para se emocionar com alguma leitura, anote essas dicas! Mas e quanto a você, qual outro livro você adicionaria nessa lista?

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

A vida é uma tempestade, meu amigo. Um dia você está tomando sol e no dia seguinte o mar te lança contra as rochas. O que faz de você um homem é o que você faz quando a tempestade vem.

Alexandre DumasO Conde de Monte Cristo, 1844.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor