Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
5 Ótimas razões para participar de um clube do livro virtual!
Livros

5 Ótimas razões para participar de um clube do livro virtual!

22 Maio 20 3 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Qual leitor nunca sentiu falta de ter alguém com quem conversar sobre livros? Os benefícios da leitura são inegáveis, mas essa atividade pode ser um tanto solitária e nós conhecemos esse sentimento quando descobrimos uma obra sensacional, mas não encontramos ninguém para discuti-la. Para solucionar essa situação, diversos clubes do livro muito interessantes estão sendo criados no meio virtual e hoje não vamos elencar alguns benefícios em participar de alguns deles!

Antes de tudo, é válido lembrar que cada clube de leitura funciona de uma maneira distinta, então alguns podem ser pagos e oferecer vantagens bastante atraentes. Porém, se você souber procurar, também encontra clubes extremamente acessíveis ou, até mesmo, gratuitos – mas esses, geralmente, focam realmente na experiência de ler coletivamente. Nesse caso, então, é muito mais raro receber brindes literários e benefícios característicos de clubes pagos. Contudo, de qualquer maneira, vale muito a pena dar uma chance e embarcar numa leitura com outros leitores!

Se você tem dúvidas sobre como encontrar clubes e grupos voltados para leituras em conjunto, eu recomendo que você comece a usar mais as redes sociais e seguir influenciadores do mundo literário. No Instagram, por exemplo, muitos perfis têm clubes de leitura ou realizam leituras coletivas. Portanto, eu tenho certeza que se você procurar ou perguntar para algumas pessoas inteiradas sobre o assunto, pode encontrar opções interessantes. Inclusive, recentemente o nosso site criou um clube de leitura: CONFIRA AQUI.

1. A praticidade nos “encontros”:

Todo leitor já deve ter sonhado em fazer parte de um clube de leitura presencial, no qual os leitores de fato reúnem-se para trocar opiniões. Sem dúvidas, isso é muito legal, mas um dos benefícios do clube do livro virtual é que você não precisa sair de casa para participar (ou pode participar não importa onde esteja). Afinal, os encontros costumam ser organizados em grupos no WhatsApp, Telegram e plataformas do tipo. Logo, é tudo muito prático e pode ser facilmente incluído na sua rotina.

2. Um forte incentivo:

Sabe quando você não está se sentindo muito animado para ler e falta incentivo? Então, o legal de um clube do livro é que a expectativa de falar sobre determinar obra, assim como saber a opinião de outros leitores, é um ótimo estimulo para seguir firme e continuar lendo. Além disso, geralmente, os clubes disponibilizam um cronograma de leitura que costuma trazer uma média de páginas diárias que não é nada difícil de seguir e podem ajudar você a manter a organização.

publicidade

3. Expandir seus horizontes literários:

Embora alguns clubes façam votações sobre o próximo exemplar que será lido, os títulos escolhidos são sempre uma surpresa e você pode se impressionar, descobrindo novos autores ou um novo gênero favorito. Diversos leitores já embarcaram em leituras coletivas com livros que não leriam normalmente e terminaram por se apaixonar. Por isso, sem dúvidas, expandir seus horizontes e enriquecer suas leituras é um dos melhores benefícios de clubes do livro!

4. Interagir com pessoas que estão em sintonia com você:

Apesar de ser incrível conversar com alguém que está lendo um livro que você já leu e vice-versa, a experiência de ler a mesma obra em conjunto e discutir ideias conforme a narrativa se desenvolve é sensacional. Pois, dessa forma, os leitores podem descobrir coisas juntos, trocar teorias, dividir aflições e muito mais. Além disso, poder conversar com diversas pessoas logo após terminar uma leitura é libertador e você pode acabar criando amizades maravilhosas.

5. Conviver com perspectivas diferentes:

Algumas pessoas podem não gostar quando outras discordam de suas opiniões, mas os leitores de clubes literários aprendem a lidar muito bem com a diversidade de ideias. Inclusive, é muito legal observar o quão distintas podem ser as visões de leitores envolvidos na leitura de uma mesma obra. No geral, discordar e oferecer outros pontos de vista é sempre muito válido, então respeitar a opinião alheia é essencial e você pode se surpreender com outras perspectivas, além de reter muito mais da leitura. Afinal, conversas são uma ótima forma de refletir sobre um conteúdo e aprender mais.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Antoine de Saint-ExupéryO Pequeno Príncipe, 1943.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes