Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
5 razões para ler A Paciente Silenciosa
Livros

5 razões para ler A Paciente Silenciosa

28 mar 19 4 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Recentemente, eu tive o prazer de ler A Paciente Silenciosa – e fico feliz em dizer que minha experiência foi incrível. Essa nova aposta da Record promete conquistar os fãs de thrillers psicológicos e fazê-los passarem noites sem dormir! Então, se você gosta de um bom suspense, não deixe de conferir essas razões!

Comprar na pré-venda: Amazon / Americanas / Submarino

Sinopse: Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?

A Paciente Silenciosa do autor Alex Michaelides teve a honra de ficar na lista de livros mais vendidos dos Estados Unidos e não é para menos! O enredo nos presenteia com a trágica história de Alicia Berenson, ela costumava ser uma artista sensacional e uma esposa dedicada, mas depois de um acontecimento tudo isso foi por água abaixo. Alicia Berenson matou seu marido com cinco tiros. Não havendo dúvida alguma sobre o assassinato, Alicia foi logo incriminada, porém ela não foi para a cadeia.

Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.

Bem, ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas depois que Alicia foi encontrada na cena do crime, ela simplesmente parou de falar. Sem expressões e sem voz, a protagonista mais parecia uma casca vazia durante todo o seu julgamento. Portanto, não foi tão complicado alegar que ela estava – claramente – fora de suas faculdades mentais, ou seja, Alicia estava louca. Logo, ela foi mandada para um hospital psiquiátrico, o Grove, e mesmo depois de seis anos, Alicia ainda não disse uma palavra.

Aliás, é valido ressaltar que como o livro se passa em um hospital psiquiátrico, nós veremos a experiência de pacientes gravemente abalados, explorando temáticas como auto-mutilação, suicídio e – até mesmo – abuso. Se você é sensível a esse tipo de conteúdo, tenha cuida ou evite a leitura.

Óbvio que um caso desses não passaria em branco, Alicia foi um dos nomes mais comentados por todo o país, mas depois de um tempo – assim como outros assassinos – ela foi esquecida. Exceto, talvez, por pessoas como o psicoterapeuta forense Theo Faber. Afinal, ele se impressionou muito com esse crime e com a condição mental de Alicia, tendo – até mesmo – pensado ser a pessoa ideal para curá-la. Agora, anos depois, uma oportunidade surgiu. Mas será que Alicia está pronta para compartilhar a sua história?

Razões para ler:

1- O narrador é um psicoterapeuta.

“Escolher um parceiro num relacionamento amoroso é muito parecido com escolher um terapeuta. Temos que nos perguntar se a pessoa vai ser honesta com a gente, capaz de ouvir críticas, reconhecer erros e não prometer o impossível.”

publicidade

Talvez, a princípio, você não ache essa razão tão boa, contudo nós percebemos que ter um psicoterapeuta como narrador é muito interessante. Em diversos momentos, nós somos apresentados – de maneira simples e clara – a alguns conceitos intrigantes da área da psicologia. Além disso, o livro aborda assuntos como emoções reprimidas, a relevância da família na criação de um indivíduo, a importância da terapia e muito mais! Então, se a mente humana lhe é interessante, você certamente irá desfrutar disso!

2- A narrativa flui facilmente.

Ao contrário de alguns thrillers psicológicos, aqui nós encontraremos uma narrativa bem fluida, além de super envolvente. Conforme a história chega num ponto, é impossível parar de ler! Eu finalizei a leitura desse livro em apenas dois dias. Se você gosta de suspenses desse tipo, já pode garantir o seu exemplar!

3- Um plot twist digno!

“Um pesadelo paranoico destinado a ser um dos livros com a reviravolta final mais chocante dos últimos tempos.” – Blake Crouch

Sem dúvidas, uma das coisas pelas quais os fãs de thrillers mais anseiam quando pegam um livro desse gênero são as reviravoltas. Todos nós amamos criar teorias, desvendas pistas e, ao final, sermos completamente surpreendidos! A Paciente Silenciosa, definitivamente, vai impactar muita gente. Será que você, caro leitor, consegue desvendar esse mistério, ou, para começo de conversa, será que existe um mistério a ser resolvido?

4- Em breve, poderemos ter um filme!

Nem sempre os leitores gostam de adaptações cinematográficas, mas sempre gostamos de ler os livros antes de ver os filmes! Essa obra deve ser adaptada pela pela produtora de Brad Pitt, Plan B Entertainment. Inclusive, o autor já trabalhou em filmes como The Devil You Know e The Brits Are Coming.

5- Um cenário realista.

O autor de A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides, estudou um curso de pós-graduação em psicoterapia e trabalhou meio expediente em uma unidade psiquiátrica segura por dois anos. Isso, com certeza, trouxe um certo tom de realidade sobre sua obra. Desde o seu lançamento em fevereiro deste ano, o livro já ganhou diversas críticas positivas de veículos muito importantes, como o The Times e o Daily Express.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Antoine de Saint-ExupéryO Pequeno Príncipe, 1943.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor