Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Como escrever resenhas literárias para blogs?
Livros

Como escrever resenhas literárias para blogs?

13 jan 19 3 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

A resenha compreende uma descrição meticulosa de alguma obra literária, filme e outras expressões artísticas. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como resenhar, e nesse artigo veremos que isso não é tão difícil, mas requer atenção.  Afinal, há certos elementos que são imprescindíveis numa resenha literária, tais como a transmissão de opinião sobre o conteúdo, o enredo, o desenvolvimento dos personagens e, até mesmo, a escrita do autor. Sem mais delongas, conheça os passos para fazer uma boa resenha crítica!

Indo aos primórdios da civilização, crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa “a arte de julgar“. Nessa modalidade, será examinada sua capacidade de interpretar os pontos mais importantes de certo tema e opinar a respeito dele.

Apresente o livro ao leitor

Para não deixar a leitura da sua resenha confusa, apresente logo início as principais informações bibliográficas da obra, tais como: Título do livro, autor, número de páginas, ano da publicação e outros dados relevantes. Em diversos blogs literários, você irá notar que essas constantes aparecem no começo do artigo e em destaque. Isso é muito importante, então não se esqueça!

Contextualize o leitor

Para contextualizar o leitor, é necessário descrever o conteúdo, ou seja, resuma o texto resenhado. Nessa etapa, você deve dialogar sobre o ambiente em que se passa o livro, os personagens mais importantes, e abordar a história de uma maneira mais completa. Enfim, descreva as ideias propostas pelo autor!

Opine!

Durante a apreciação de um livro, sabemos bem se a obra está nos agradando ou não, mas é importante pensar nos fatores presentes na narrativa que nos levaram a ter uma opinião positiva ou negativa sobre ela. Os personagens foram bem desenvolvidos? A leitura foi instigante? Pense nos elementos que foram, para você, bem ou mal utilizados na narração e fale sobre eles.

Analise a estrutura

É importante analisar a estrutura do livro. Por exemplo, como ocorre o foco narrativo? Através de um narrador onisciente? Em primeira pessoa? Pontos de vistas alternados entre personagens? Saiba identificar isso e não deixe de comentar em sua resenha. Além disso, você também pode falar sobre a escrita do autor, se é uma linguagem mais popular ou erudita, e até mesmo se a leitura fluiu bem para você ou não.

publicidade

Identifique o público-alvo

Durante a leitura de uma narrativa, pense em para qual tipo de leitor aquele livro é destinado. Por exemplo, se alguém prefere ler romances e chick-lit, talvez essa pessoa não goste muito de As Crônicas de Gelo e Fogo. Então, identifique o público principal e recomende o livro para eles.

Utilize Citações

Isso não é uma obrigação, mas muitos blogs de livros adoram adicionar citações no artigo. Eu, particularmente, acho isso muito bacana! Então, enquanto estiver lendo, marque as citações que você mais gostar e selecione algumas para constarem em sua resenha.

Existe um número mínimo de palavras?

Bem, se você vai escrever para um blog, a resposta é sim. Estima-se que, para ranqueamento no Google, um blog post deve ter ao menos 500 palavras, mas convenhamos que as resenhas presentes nos principais blogs literários sempre chegam a números maiores que este. Então, não se limite a escrever pouco!

Espero que essas dicas possam ajudar vocês, mas lembre-se: “A prática leva a perfeição, e o erro à excelência“. Leia resenhas em blogs para assimilar mais aquilo que foi lido nesse artigo, e não desanime. Boa sorte!

 

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor