
Como escrever resenhas literárias para blogs?
publicidade
A resenha compreende uma descrição meticulosa de alguma obra literária, filme e outras expressões artísticas. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como resenhar, e nesse artigo veremos que isso não é tão difícil, mas requer atenção. Afinal, há certos elementos que são imprescindíveis numa resenha literária, tais como a transmissão de opinião sobre o conteúdo, o enredo, o desenvolvimento dos personagens e, até mesmo, a escrita do autor. Sem mais delongas, conheça os passos para fazer uma boa resenha crítica!
Indo aos primórdios da civilização, crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa “a arte de julgar“. Nessa modalidade, será examinada sua capacidade de interpretar os pontos mais importantes de certo tema e opinar a respeito dele.
Apresente o livro ao leitor
Para não deixar a leitura da sua resenha confusa, apresente logo início as principais informações bibliográficas da obra, tais como: Título do livro, autor, número de páginas, ano da publicação e outros dados relevantes. Em diversos blogs literários, você irá notar que essas constantes aparecem no começo do artigo e em destaque. Isso é muito importante, então não se esqueça!
Contextualize o leitor
Para contextualizar o leitor, é necessário descrever o conteúdo, ou seja, resuma o texto resenhado. Nessa etapa, você deve dialogar sobre o ambiente em que se passa o livro, os personagens mais importantes, e abordar a história de uma maneira mais completa. Enfim, descreva as ideias propostas pelo autor!
Opine!
Durante a apreciação de um livro, sabemos bem se a obra está nos agradando ou não, mas é importante pensar nos fatores presentes na narrativa que nos levaram a ter uma opinião positiva ou negativa sobre ela. Os personagens foram bem desenvolvidos? A leitura foi instigante? Pense nos elementos que foram, para você, bem ou mal utilizados na narração e fale sobre eles.
Analise a estrutura
É importante analisar a estrutura do livro. Por exemplo, como ocorre o foco narrativo? Através de um narrador onisciente? Em primeira pessoa? Pontos de vistas alternados entre personagens? Saiba identificar isso e não deixe de comentar em sua resenha. Além disso, você também pode falar sobre a escrita do autor, se é uma linguagem mais popular ou erudita, e até mesmo se a leitura fluiu bem para você ou não.
publicidade
Identifique o público-alvo
Durante a leitura de uma narrativa, pense em para qual tipo de leitor aquele livro é destinado. Por exemplo, se alguém prefere ler romances e chick-lit, talvez essa pessoa não goste muito de As Crônicas de Gelo e Fogo. Então, identifique o público principal e recomende o livro para eles.
Utilize Citações
Isso não é uma obrigação, mas muitos blogs de livros adoram adicionar citações no artigo. Eu, particularmente, acho isso muito bacana! Então, enquanto estiver lendo, marque as citações que você mais gostar e selecione algumas para constarem em sua resenha.
Existe um número mínimo de palavras?
Bem, se você vai escrever para um blog, a resposta é sim. Estima-se que, para ranqueamento no Google, um blog post deve ter ao menos 500 palavras, mas convenhamos que as resenhas presentes nos principais blogs literários sempre chegam a números maiores que este. Então, não se limite a escrever pouco!
–
Espero que essas dicas possam ajudar vocês, mas lembre-se: “A prática leva a perfeição, e o erro à excelência“. Leia resenhas em blogs para assimilar mais aquilo que foi lido nesse artigo, e não desanime. Boa sorte!
Comentários
O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .