Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Dicas para alavancar seu Bookstagram!
Livros

Dicas para alavancar seu Bookstagram!

15 ago 19 4 mins. de leitura
por Matheus Paula

publicidade

O Instagram é uma rede social que tem crescido bastante nos últimos anos. Atualmente, essa plataforma conta com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo! Definitivamente, o Instagram se tornou o queridinho dos internautas. E, dentro da própria rede social, há diversas ferramentas que facilitam o desempenho das postagens dos criadores de conteúdo, contribuindo assim para que haja um vínculo maior entre influencer e seguidor. Posto isso, hoje nós vamos dar dicas relacionadas, especificamente, ao Bookstagram! Confira:

O termo Bookstagram nada mais é do que uma Hashtag – palavra-chave ou termo associado a uma informação – que tem como enfoque a nossa querida literatura, ou seja, Bookstagram é um nicho – comunicação segmentada – do Instagram, que cria conteúdo exclusivo sobre livros. Pensando nos influenciadores literários iniciantes, criamos esse artigo com algumas dicas essenciais para alavancar seu Bookstagram!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

dicas-para-aumentar-o-desempenho-do-seu-bookstagram

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

O que você almeja conseguir com seu Bookstagram?

Ganhar livros? Fechar parcerias com editoras conceituadas? Compartilhar suas leituras com seus amigos? Definir seus objetivos antes de se entregar a qualquer nicho é de suma importância, pois você terá um norte que facilitará na hora de definir suas estratégias. Além disso, é importante que seus seguidores saibam o que você realmente está tentando passar.

Frequência é muito importante

Há um ditado que diz “quem não posta, não é lembrado” e realmente é isso que acontece nas redes sociais. Organize-se e tente fazer com que suas postagens tenham uma frequência durante a semana, ou seja,  tente postar nos mesmos dias e horários – estes definidos por você. Além disso, é interessante postar duas vezes por semana (no mínimo). Dessa forma, além do seu perfil ganhar mais destaque perante o Instagram, seus seguidores também saberão que há alguém ativo em sua conta.

Resenhar livros, responder tags, estabelecer motivos para ler determinado livro, comentar sobre a sua leitura atual, dentre outros, são exemplos de postagens que você pode fazer para desenvolver seu feed. É válido lembrar que postagens criativas podem ter um ótimo desempenho comparado com o que usualmente vemos no Bookstagram, então não tenha medo de variar com seus posts. E, não se esqueça de usar hashtags nas suas postagens. Afinal, elas entregam os posts a uma quantidade maior de internautas, contribuindo assim para um maior alcance e engajamento.

A qualidade das suas fotos é essencial

Convenhamos que é sempre bom ver uma foto bonita e de boa qualidade, e com o Bookstagram não é diferente. Procure tirar fotos durante o dia, a luz natural é vital para que o resultado final da sua foto fique “limpo” e agradável. Agora, se você definitivamente não sabe fotografar, procure imagens inspiradoras em plataformas online que possam te ajudar nesse primeiro momento. O Pinterest é uma rede social grátis, que disponibiliza um vasto banco de imagens que você pode tomar como inspiração, por exemplo. Além disso, aplicativos de edição de fotos como VSCO, Lightroom, Snapseed, Afterlight, dentre outros, podem deixar o resultado final das suas fotos ainda melhor.

publicidade

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

barbiezei

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Instagram @barbiezei

O Instagram Stories DEVE ser utilizado

Agora que você já tem uma frequência bacana de postagens e usa fotos autorais para deixar o Bookstagram do seu jeitinho cara, não deixe o Instagram Stories de lado! Os famosos stories funcionam como uma ferramenta de engajamento para com seus seguidores; gente gosta de ver gente, então ponha a “cara a tapa”. Faça diários de leituras, grave os seus unboxings, use as ferramentas disponíveis dentro do próprio stories para criar um vínculo duradouro com seus seguidores.

E, se você não gosta muito de aparecer e falar, não tema! Afinal, há muitos outros usos para se fazer dessa ferramenta. Então, procure fazer perguntas, brincadeiras, divulgar perfis que você gosta e etc. Ter ciência da importância dos stories pode fazer com que seu engajamento decole!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

dicas-para-bookstagram

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Faça parcerias com outros influenciadores

Essa é uma dica bastante flexível, se você não quer fazer parcerias com outros influenciadores literários, então não é necessário. Porém, é importante buscar tem um bom relacionamento com seus “companheiros”, então não hesite em comentar publicações, stories e tudo mais. E, se você deseja ter parceiros, procure conhecer e se engajar com tal perfil antes de sugerir uma parceria, pois isso pode fazer toda a diferença.

Sem dúvidas, a parceria é uma ótima oportunidade para você divulgar seu conteúdo não só no seu perfil, mas também no perfil do parceiro. Além disso, fazer sorteios sorteios em conjunto também pode trazer ótimos resultados para seu Bookstagram, aumentando o desempenho das suas postagens e dos seus stories. Definitivamente, ter um amigo que te ajude a difundir a literatura é muito bacana!

Por fim, essas são algumas das diversas dicas para se ter um ótimo desempenho e alavancar seu Bookstagram, fica a seu critério segui-las ou não. Se você conhece alguma outra dica que também possa ajudar, deixe sua sugestão nos comentários!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los.

J. K. RowlingHarry Potter, 1997-2007.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor