Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Dicas para aproveitar a Bienal do Livro 2019
Livros

Dicas para aproveitar a Bienal do Livro 2019

24 jul 19 3 mins. de leitura
por Juliana Sandis

publicidade

A 19ª edição da Bienal Internacional do Livro acontecerá no Rio de Janeiro do dia 30 de agosto a 08 de setembro. O evento reúne editoras, livrarias, distribuidoras, autores e outros apaixonados pelo universo literário. Se você está planejando participar, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo essa experiência incrível!

1. Garanta o seu ingresso antes do evento:

A compra dos ingressos pode ser feita na entrada, porém, eu recomendo muito que você evite ter que pegar uma fila a mais do que necessário. Você pode comprar o ingresso online AQUI, ou no ponto de venda oficial (Solar de Botafogo – de terça a domingo das 15h às 19h30/ R. Gen. Polidoro, 180 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ). O ingresso é válido para um dia, mas pode ser usado em qualquer um dos dias do evento, então você não precisa decidir de imediato quando você irá.

2 – Monte a sua programação:

Por ser um evento grande e com muitas atrações, dificilmente você terá tempo de presenciar tudo, e muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, então é importante verificar quais as suas prioridades e planejar os horários com antecedência.

Quais autores você quer conhecer (e pegar autógrafo)? Verifique os horários desses autores e quais as regras para autografar um livro (se é necessário pegar senha, por exemplo, e em qual momento essas senhas serão distribuídas). Quais entrevistas e bate-papos deseja assistir? Quais stands de editoras deseja visitar? Um simples planejamento, seja em um caderno ou no celular, pode te ajudar muito a não perder grandes momentos.
Você pode conferir quais autores internacionais estão confirmados no evento até o momento AQUI.

3 – Será cansativo, então se prepare!

O local do evento é enorme, então não subestime o quanto você terá que andar lá dentro. Além disso, se você tiver a intenção de pegar autógrafos ficará bastante tempo em pé nas filas. Portanto, a dica mais importante é: vista-se confortavelmente! Um sapato confortável e prático para andar bastante é vital. O local pode ser muito quente, mas eu recomendo que não se esqueça de levar alguma blusa de frio também (se você puder amarrar na cintura ela não te atrapalha!), e você estará preparado para qualquer situação.

publicidade

Outra dica: leve uma mala de rodinhas para carregar os livros. Você pode pensar que é exagero, e que não pretende comprar tantos livros assim. Contudo, você precisará caminhar o tempo todo dentro do evento, e não vai querer carregar nas mãos livros pesados. Afinal, isso vai te atrapalhar e cansar rapidamente! Porém, se você não dispor de uma mala dessas, uma mochila vazia também pode ser uma ótima escolha.

4 – Melhor prevenir do que remediar.

Lembre-se de levar mais de uma forma de pagamento, alguns locais podem não aceitar cartões, ou oferecer descontos apenas por pagamentos em dinheiro. Inclusive, houve um ano em que o Submarino não aceitou pagamentos em dinheiro, apenas no cartão. Apesar de ser um caso muito específico, é bom estar preparado.

Além disso, eu recomendo alguns outros itens de prevenção para você:
Bateria portátil para celular (Você até pode encontrar tomadas por lá, mas pode ter certeza que a competição por elas será grande); água e comida (Há locais de alimentação por lá, mas os valores podem ser bem salgados. Levar uma garrafinha de água e alguma comidinha prática, como um lanche, bolacha ou barrinha de cereal, pode facilitar muito a sua vida, e permitir que você economize para comprar livros!); Mapa do local (são distribuídos no próprio evento e, com certeza, ajudam muito).

5 – Visite mais de um dia:

Se você puder, é claro, visite a feira por mais de um dia. Há muito para ver, e caso você seja como eu e queira conferir tudo, tirar muitas fotos e ver todas as promoções de livros, então eu recomendo que tente ir em um dia de semana, quando a movimentação de pessoas é bem menor que aos sábados e domingos. Porém, se a sua prioridade é conhecer influenciadores literários ou pegar autógrafos com autores internacionais, então o final de semana costuma ser a melhor opção.

6 – Curta muito e se apaixone ainda mais por esse mundo da literatura!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando você abre o livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa.

Cornelia FunkeCoração de Tinta, 2003.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor