Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Dicas para aproveitar a Bienal do Livro 2019
Livros

Dicas para aproveitar a Bienal do Livro 2019

24 jul 19 3 mins. de leitura
por Juliana Sandis

publicidade

A 19ª edição da Bienal Internacional do Livro acontecerá no Rio de Janeiro do dia 30 de agosto a 08 de setembro. O evento reúne editoras, livrarias, distribuidoras, autores e outros apaixonados pelo universo literário. Se você está planejando participar, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo essa experiência incrível!

1. Garanta o seu ingresso antes do evento:

A compra dos ingressos pode ser feita na entrada, porém, eu recomendo muito que você evite ter que pegar uma fila a mais do que necessário. Você pode comprar o ingresso online AQUI, ou no ponto de venda oficial (Solar de Botafogo – de terça a domingo das 15h às 19h30/ R. Gen. Polidoro, 180 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ). O ingresso é válido para um dia, mas pode ser usado em qualquer um dos dias do evento, então você não precisa decidir de imediato quando você irá.

2 – Monte a sua programação:

Por ser um evento grande e com muitas atrações, dificilmente você terá tempo de presenciar tudo, e muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, então é importante verificar quais as suas prioridades e planejar os horários com antecedência.

Quais autores você quer conhecer (e pegar autógrafo)? Verifique os horários desses autores e quais as regras para autografar um livro (se é necessário pegar senha, por exemplo, e em qual momento essas senhas serão distribuídas). Quais entrevistas e bate-papos deseja assistir? Quais stands de editoras deseja visitar? Um simples planejamento, seja em um caderno ou no celular, pode te ajudar muito a não perder grandes momentos.
Você pode conferir quais autores internacionais estão confirmados no evento até o momento AQUI.

3 – Será cansativo, então se prepare!

O local do evento é enorme, então não subestime o quanto você terá que andar lá dentro. Além disso, se você tiver a intenção de pegar autógrafos ficará bastante tempo em pé nas filas. Portanto, a dica mais importante é: vista-se confortavelmente! Um sapato confortável e prático para andar bastante é vital. O local pode ser muito quente, mas eu recomendo que não se esqueça de levar alguma blusa de frio também (se você puder amarrar na cintura ela não te atrapalha!), e você estará preparado para qualquer situação.

publicidade

Outra dica: leve uma mala de rodinhas para carregar os livros. Você pode pensar que é exagero, e que não pretende comprar tantos livros assim. Contudo, você precisará caminhar o tempo todo dentro do evento, e não vai querer carregar nas mãos livros pesados. Afinal, isso vai te atrapalhar e cansar rapidamente! Porém, se você não dispor de uma mala dessas, uma mochila vazia também pode ser uma ótima escolha.

4 – Melhor prevenir do que remediar.

Lembre-se de levar mais de uma forma de pagamento, alguns locais podem não aceitar cartões, ou oferecer descontos apenas por pagamentos em dinheiro. Inclusive, houve um ano em que o Submarino não aceitou pagamentos em dinheiro, apenas no cartão. Apesar de ser um caso muito específico, é bom estar preparado.

Além disso, eu recomendo alguns outros itens de prevenção para você:
Bateria portátil para celular (Você até pode encontrar tomadas por lá, mas pode ter certeza que a competição por elas será grande); água e comida (Há locais de alimentação por lá, mas os valores podem ser bem salgados. Levar uma garrafinha de água e alguma comidinha prática, como um lanche, bolacha ou barrinha de cereal, pode facilitar muito a sua vida, e permitir que você economize para comprar livros!); Mapa do local (são distribuídos no próprio evento e, com certeza, ajudam muito).

5 – Visite mais de um dia:

Se você puder, é claro, visite a feira por mais de um dia. Há muito para ver, e caso você seja como eu e queira conferir tudo, tirar muitas fotos e ver todas as promoções de livros, então eu recomendo que tente ir em um dia de semana, quando a movimentação de pessoas é bem menor que aos sábados e domingos. Porém, se a sua prioridade é conhecer influenciadores literários ou pegar autógrafos com autores internacionais, então o final de semana costuma ser a melhor opção.

6 – Curta muito e se apaixone ainda mais por esse mundo da literatura!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes