Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Entrevista exclusiva com Ray Tavares: novos projetos, lançamentos e muito mais!
Livros

Entrevista exclusiva com Ray Tavares: novos projetos, lançamentos e muito mais!

02 ago 19 5 mins. de leitura
por Juliana Sandis

publicidade

Ray Tavares é uma autora e roteirista brasileira que há alguns anos vem conquistando o coração dos leitores com suas histórias. A escritora começou na internet, por meio de plataformas como o Wattpad, e em 2017 lançou seu primeiro livro físico: Os 12 Signos de Valentina, pela editora Galera Record. Desde então, Ray já publicou também Heroínas, livro em parceria com Laura Conrado e Pam Gonçalves; e Hacker, livro digital disponível na Amazon. Agora, Ray Tavares nos entrega sua mais nova promessa de sucesso: Confidências de Uma Ex-popular! Aproveitamos o seu recente lançamento para entrevistá-la e conhecer um pouco mais sobre seu livro novo também. Espero que gostem!

1- O que podemos esperar do seu livro novo: Confidências de uma ex-popular?

Ray Tavares: Acho que vocês podem esperar muito tiro, porrada e bomba! HAHAHA, mentira (ou não). Acho que é difícil dar algum panorama do que esperar dessa história, porque ela se abre em muitos leques diferentes. Por exemplo, se você quer um livro para se divertir e passar o tempo, é um bom livro para isso, mas se você quer um livro que aborda temas mais profundos e quer refletir sobre a vida, também é um bom livro para isso! A Rafa, minha editora, disse que o livro é como se fosse um micro-cosmos do Brasil, só que com adolescentes em um Internato, HAHAHAHA. No final do dia, eu tentei entreter e abordar temas importantes, então acho que é bom ir com a mente aberta de que é um livro leve, mas pode te fazer refletir.

2- E Confidências será adaptado para o cinema! Quais são as suas expectativas a respeito do filme? Ansiedade a mil?

Ray Tavares: A intenção é que vire uma série teen – acho que é um livro muito grande para ser adaptado para um filme só! HAHAHAHA. Estou muito animada! Também sou roteirista, o que me deixa mais empolgada ainda – quando o projeto enfim rolar, estarei 100% imersa para levar a melhor adaptação possível para os leitores!

3- Qual o signo dos personagens principais de Confidências?

Ray Tavares: A Renata é leonina, a Lívia é sagitariana, o Guilherme é canceriano, o Gabriel é capricorniano e a Mirella é escorpiana!

4- Qual dos seus livros você considera que foi o mais difícil de escrever?

Ray Tavares: Acho que todos eles são difíceis de alguma maneira… sempre que acaba um penso “nossa, esse foi o mais difícil”, aí começo outro e penso “meu Deus, me leva agora”, HAHAHAHAHA. No momento, Confidência fica com o pódio, porque reescrever a história INTEIRA (e retirando plots inteiros, como o Gui ser jogador de futebol, por exemplo) mantendo a essência da história não foi nada fácil.

5- Qual é a melhor parte de ser escritora? E qual a pior?

Ray Tavares: A melhor parte é fazer o que ama, sem horário, sem cobrança de chefe escroto, sem desânimo, cansaço mental e trânsito e ainda poder fazer amizades e conhecer leitores no Brasil inteiro – isso é incrível e eu amo demais o que eu faço! A pior parte é a imprevisibilidade financeira, a autocobrança, o medo das pessoas odiarem o que você escreveu, a síndrome do impostor, os prazos meio bizarros às vezes, o descaso dos brasileiros com a profissão (e com o artista, como um todo) e o medo de que não dê certo e você precise voltar para a vida de empresa CLT odiando cada segundo, HAHAHAHA.

6- Quais são as suas expectativas para a Bienal do Livro do Rio?

publicidade

Ray Tavares: AS MAIS ALTAS POSSÍVEIS! Estarei TODOS OS DIAS, vou participar da minha primeira programação oficial (a Bienal me notou <3) e tenho certeza que será INCRÍVEL. Eu amo a Bienal, mas a do Rio tem um lugarzinho guardado no meu coração.

7- Quais são seu projetos futuros?

Ray Tavares: Tenho dois projetos de livro que devem sair ainda esse ano (e por enquanto são segredos, rs) e outro projeto de livro pro ano que vem, com a Galera Record. Paralelo a isso, tenho outros projetos de roteiro que estou curtindo muito trabalhar e espero que role eventualmente.

8- O que você diria para quem quer se tornar um escritor no Brasil hoje?

Ray Tavares: Que não é fácil, e que desanima muito às vezes, mas que quanto mais pessoas acreditarem na profissão, mais outras pessoas de fora dela vão acreditar, e mais a gente pode se profissionalizar e abraçar todo esse novo talento que tá vindo com tudo! Escrever no Brasil não é uma tarefa fácil, mas prometo que juntos a gente muda isso!

9- Torço para que o lançamento de Confidências de uma ex-popular seja um sucesso e agradeço por conceder essa entrevista! Deixe aqui uma mensagem para os leitores do blog!

Ray Tavares: Obrigada, sua linda! Pelo oportunidade da entrevista e por ser uma fofa, sempre. E quero mandar um beijo imenso para todos os meus leitores e pedir que eles deem uma oportunidade a Confidências de Uma Ex-Popular, porque o livro está muito legal e muita gente trabalhou muito e com muito carinho para que ele pudesse ser a melhor versão possível <3.

Confira a sinopse de Confidências de Uma Ex-popular e adquira seu exemplar:

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

entrevista-ray-tavares

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

compre sua ediçãoamazon

Sucesso de leituras no Wattpad, Confidências de uma ex-popular chega às livrarias em uma versão totalmente nova. Renata Vincenzo vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seus pais a colocam num internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor