Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Leitura em Inglês: confira essas dicas e comece agora mesmo!
Livros

Leitura em Inglês: confira essas dicas e comece agora mesmo!

16 out 19 4 mins. de leitura
por Juliana Sandis

publicidade

Você já pensou em ler livros em outros idiomas? A leitura de narrativas em outras línguas pode auxiliar muito em seu aprendizado, além de melhorar a compreensão. Sendo assim, essa é uma maneira eficiente de se acostumar com a língua sem precisar se fixar apenas na gramática. Portanto, hoje trouxemos algumas dicas para você, leitor, que gostaria de começar a ler livros em inglês, seja para aprimorar seu conhecimento, ou simplesmente para ler algo que ainda não foi lançado no Brasil. 

1. Aposte em uma leitura conhecida:

Comece escolhendo um livro em inglês que você já tenha lido em português. Dessa forma, você já sabe o contexto da história, assim como o ritmo de seu enredo. Então, se houver dúvidas durante a leitura com relação à tradução, você poderá fazer associações. Parece tedioso para quem não gosta de fazer releituras, mas é realmente uma boa forma de começar. Afinal, você ganha uma certa “base”.

2. Edições bilíngues:

As edições bilíngues são uma alternativa válida, mas eu recomendo lê-las apenas quando você está no princípio do seu aprendizado. Essas edições trazem a tradução acoplada ao texto original, então pode acabar se tornando uma espécie de ‘muleta’, mas cuidado para não acabar lendo apenas a tradução. Priorize a leitura da versão em inglês, e só verifique a tradução do que for realmente difícil de descobrir pelo contexto.

3. Um dicionário pode ser útil:

Utilizar um dicionário com moderação pode ser uma ótima estratégia. Contudo, não tente traduzir todas as palavras ou isso vai te prender e tornar todo o processo super cansativo. Procure apenas por palavras que você você nunca tenha visto e não consegue deduzir o significado.

4. Faça anotações:

Use uma caneta marcadora ou Post-it para destacar frases que você considera importantes e/ou muito difíceis de entender. Assim, você pode voltar para elas depois e procurar pelo seu significado. Caso você se depare com expressões regionais, gírias ou abreviações, recomendo procurar pelos significados na Internet, pois dificilmente constará em dicionários. E, se possível, anote em um caderno de estudo para que você possa verificar com facilidade no futuro.

5. Visite os sebos: 

Procure em sebos por edições de bolso, ou de comercialização em massa em inglês, como essas da foto a seguir. São edições muito acessíveis e fáceis de encontrar, e assim você pode se preocupar menos em marcar, riscar e fazer anotações dentro do livro.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

dicasparaleremingles

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

publicidade

6. Amazon Kindle:

Se você não tiver problemas em ler e-books, existe um recurso maravilhoso disponível no Amazon Kindle que se chama Dicas de Vocabulário. Caso você não tenha o dispositivo Kindle, existe o aplicativo para Smartphone com a mesma função. Inclusive, ele funciona muitíssimo bem no celular. Na foto abaixo você pode ver um exemplo, mas é basicamente assim: quando você ativa as dicas, o Kindle verifica os termos mais diferentes no decorrer da história e destaca isso pra você, fornecendo então o significado para tal expressão de uma forma mais simplificada. Isso ajuda muito! E, é só ativar isso nas configurações do aplicativo.

dicas-ler-em-ingles

6.1:

Ainda sobre e-books, o Kindle também tem um dicionário embutido para qualquer palavra que você selecionar. Ele mostra a definição, exemplo em frase e ainda a opção de tradução. O app Play Livros, disponível para Android, e o iBooks da Apple, também apresentam opções de dicionário. É mais simples, mas também ajuda bastante.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

amazonkindle

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

7. Escolha com sabedoria! 

Evite gêneros textuais muito complicados e autores com escrita muito rebuscada, ou você irá sofrer muito no início de sua jornada. Sugiro, inclusive, começar com livros infantis ou histórias em quadrinhos. Depois disso, você pode tentar romances contemporâneos e Young Adult. Aliás, se você quer indicações de livros para começar a ler nesse idioma, confira a nossa LISTA.

8. Persista! 

Mesmo se tiver dificuldade, não desista. O começo é realmente mais complicado, e você provavelmente vai ter uma leitura mais “cansativa”. Porém, quanto mais você lê, mais prática conquista. Com o tempo, passará a ser muito mais simples e natural.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar em sua jornada! E, se você souber de mais alguma dica, deixe aqui nos comentários da postagem e vamos compartilhar conhecimento!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor