Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para A Escolha por Nicholas Sparks
Resenhas

A Escolha por Nicholas Sparks

22 nov 18 3 mins. de leitura
por Luisa Bastos

publicidade

Título A Escolha
Autor(a) Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
Páginas 240
Ano 2012
Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Nicholas Sparks é um escritor, roteirista e produtor estadunidense. Ele se tornou mundialmente reconhecido por seus romances, os quais conquistaram milhões de vendas e cativaram muitas pessoas, não só por causa de seus livros, mas também pelas adaptações cinematográficas. Em A Escolha, Sparks não decepciona o público, e nos traz uma linda e realista história.

Para Travis Parker, felicidade é estar com a irmã e os amigos, viajar, andar de moto e praticar esportes radicais. Ele nunca teve um relacionamento amoroso sério, mas não sente falta disso. Afinal, sua vida já está completa. Pelo menos até conhecer Gabby Holland, a bela médica que acaba de se mudar para a casa ao lado em busca de felicidade e independência. Contudo, conquistá-la não será tão simples, já que a jovem tem namorado. Porém, ela vai ficar muito confusa com os sentimentos que o seu novo vizinho irá lhe proporcionar. E, depois de um fim de semana em especial, ela terá que tomar uma decisão.

Mostrando que os sentimentos imprevisíveis levam a caminhos surpreendentes, Nicholas Sparks mais uma vez constrói personagens sensíveis e cenas emocionantes, os quais trazem tanto sorrisos quanto lágrimas num espaço de poucas páginas.

Ele se sentiu chegando ao final de uma jornada, como se Gabby tivesse sido seu destino durante toda a viagem.

Toda vez que começo um novo livro do Nicholas Sparks, tenho medo. Porque às vezes ele exagera nos clichês e no drama, assim como nas mortes de personagens. Não me levem a mal, já li vários livros dele, e assisti quase todos os filmes, mas não aprecio todas as histórias. Essa porém, conquistou-me pelo trailer – do filme – e a curiosidade falou mais alto na hora de decidir se eu leria ou não.

publicidade

O livro é dividido em duas partes, a primeira bem maior que a segunda. Na primeira parte, vemos Gabby e Travis se conhecendo e se apaixonando, e essa foi, de longe, a minha parte preferida. A forma como Sparks descreve esse “processo”, é perfeita. Adorei acompanhar a paixão crescendo tanto pelos olhos do Travis, como pelos olhos da Gabby, apesar do narrador ser observador.

A escolha levanta uma das questões mais difíceis da vida: até onde você iria em nome de um amor verdadeiro?

Essa primeira parte é tão boa, que li em pouquíssimo tempo. Na segunda, em contrapartida, acabei me desmotivando. Embora seja nessa parte que aconteça o grande clímax da história, fiquei um pouco desmotivada em terminar o livro. É um clímax bem escrito e com um desfecho surpreendente, mas que quebra um pouco o ritmo da narrativa.

Apesar disso, amei o livro. Entrou para a minha lista de favoritos e é o melhor do Nicholas que já li até agora. A história de Gabby e Travis não é só apaixonante, mas também muito fácil de se identificar. Indo no fluxo contrário ao de alguns outros de seus livros. Nessa obra literária, Sparks criou personagens reais e palpáveis, que poderiam muito bem serem seus vizinhos. Mas e quanto a você, caro leitor? Conte-me sua opinião!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando você abre o livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa.

Cornelia FunkeCoração de Tinta, 2003.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor