Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Algo Maravilhoso
Resenhas

Algo Maravilhoso

27 jul 19 4 mins. de leitura
por Juliana Sandis

publicidade

Título Algo Maravilhoso
Autor(a) Judith McNaught
Tradutor(a) Carolina Simmer
Editora Bertrand Brasil
Páginas 405
Ano 2019
Alex sabe que é diferente das outras garotas. Após a morte do pai, viu a situação financeira da família caminhar perigosamente rumo ao abismo, e coube a ela se tornar “o homem da casa”. Apesar das dificuldades, Alex ainda crê que alguma coisa extraordinária possa acontecer. No entanto, salvar a vida do belo Jordan Townsende, duque de Hawthorne e um famoso libertino, não estava em seus planos, assim como casar com a jovem que o livrara de uma bala no peito não estava nos de Jordan. O duque tem uma dívida com a srta. Lawrence... E ele nunca deixa de quitar seus débitos. Estabelecê-la em uma de suas propriedades, no interior, e, então, retornar a Londres e à cama de suas amantes parece ser o arranjo perfeito. Sua rotina não precisa ser abalada. Exceto que o espírito livre de Alex cativa Jordan, profunda e rapidamente. Um pouco tarde demais, o duque percebe que seu coração de pedra não é tão duro quanto imaginou, e sua esposa pode ser um perigo muito maior que aquela bala.

Algo Maravilhoso, de Judith McNaught, faz parte de uma série que se inicia com o livro Agora e Sempre. Entretanto, as duas histórias não se relacionam e podem ser lidas separadamente sem problemas.

Alexandra Lawrence precisou ser forte quando, ainda adolescente, perdeu o pai e o avô e teve o peso das responsabilidades de uma casa colocados sobre seus ombros. Para sobreviver, a moça aprendeu até a caçar para colocar comida na mesa de uma mãe depressiva, do tio alcoólatra e dos velhos empregados que são praticamente da família também.

Se não bastasse isso, numa noite qualquer, Alex encontra um homem sendo atacado no meio da estrada e intervém para salvá-lo. Tal façanha faz com que Alex acabe machucada e além de tudo, por conta de um mal entendido, ela também tem sua reputação manchada. O homem resgatado por Alex é ninguém menos que Jordan Townsende, o Duque de Hawthorne.

Jordan é conhecido como um libertino de coração frio, mas ele se sente em dívida com Alexandra por salvar sua vida e não pode simplesmente deixá-la cair na desonra. A solução? Se casar com a moça, estabelecê-la em uma de suas casas de campo e voltar para os braços da amante em Londres. Simples e eficaz, não? Ou ao menos era isso que Jordan achava, até começar a se encantar por sua mais nova esposa.

– Nunca daríamos certo. O senhor é desiludido com a vida, mas eu, não. Eu amo a vida, mesmo quando coisas ruins acontecem comigo. Não consigo deixar de amá-la.

Este foi o meu segundo contato com a autora, eu havia lido Agora e Sempre e não tinha gostado, mas decidi dar uma segunda chance e me surpreendi muito! A escrita da Judith é fluída e gostosa de ler, fazendo com que as mais de quatrocentas páginas passem voando. A trama é muito boa, sempre trazendo algo inesperado e que deixa o leitor curioso para o que acontecerá a seguir. Além disso, os personagens são complexos e muito bem construídos.

publicidade

Começando por Alexandra, vemos uma mocinha que começa a história super jovem, sendo tão inocente e sonhadora que dá vontade de colocá-la num potinho para protegê-la. Alex foi criada no campo, não se envolveu com ninguém porque passava seu tempo dedicando-se a casa e nunca foi preparada para enfrentar a sociedade londrina cheia de regras, fofocas e segredos. Ela realmente não vê a malícia nas coisas e, em vários momentos, a personagem faz coisas tão bobinhas que dá até pena. Mas calma, porque ela é inocente – e não fraca. Ela sempre demonstra o quanto é determinada e não mede esforços para fazer as coisas por aqueles que ama. Ao longo da trama, Alex passa por uma mudança estilo”de patinho feio a cisne”, e vemos o quanto ela amadurece e aprende a lutar pelo que quer, enfrentando suas dificuldades.

— Não precisa se preocupar com sua aparência, minha querida, porque a verdadeira beleza vem do coração e mora nos olhos.’

Jordan, por sua vez, é uma mescla de canalha com um homem gentil – daqueles que você quer bater numa hora e abraçar na outra. Confesso que ao ler Algo Maravilhoso, eu tive medo de que ele não estivesse a altura da Alex e não merecesse o coração puro dela, mas Jordan irá passar por poucas e boas – e durante o processo ele também cresce, aprende e adquire profundidade em suas emoções. Gostaria que as cenas dele depois de certa reviravolta na história tivessem sido mais elaboradas, pois fiquei com a impressão de que a solução foi muito simples e rápida, mas isso não chega a prejudicar o enredo.

A química entre Alex e Jordan começa lenta, conquistando o leitor aos pouquinhos, mas depois engrena e deixa a gente ansiando para que tudo dê certo. E não podemos esquecer dos personagens secundários, que trazem profundidade e graça, e não deixam a história ficar monótona. Um destaque para os funcionários da Alex e para a avó do Jordan. Se prepare para amar e odiar vários deles também, e para tentar descobrir quem é o antagonista de todo esse enrosco.

No mais, Algo Maravilhoso não é só uma história sobre um homem que tenta conquistar uma mulher, eu diria que é mais a história sobre uma mulher que se transforma e que supera tudo para poder amar e ser amada da forma que merece. Um livro com muitos aprendizados, segredos, intrigas, sensualidade e, claro, amor de sobra. É um romance para os fãs de romance de época se deliciarem ou para os novatos no gênero iniciarem com o pé direito. Recomendo bastante! Se interessou? me conta!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes