Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Asiáticos Podres de Ricos
Resenhas

Asiáticos Podres de Ricos

22 Maio 19 3 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Título Asiáticos Podres de Ricos
Autor(a) Kevin Kwan
Tradutor(a) Ana Carolina Mesquita
Editora Record
Páginas 490
Ano 2018
Best-seller internacional que inspirou uma das mais aguardadas adaptações cinematográficas do ano. Quando Rachel Chu chega a Cingapura com o namorado para o casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família. Só que Nick não mencionou alguns detalhes, como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela viajaria mais em jatinhos particulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas. Logo, Rachel percebe que não será poupada das fofocas e intrigas. Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem o filho deve – ou não – se casar. Um passeio pelos cenários mais exclusivos do Extremo Oriente – das luxuosas coberturas de Xangai às ilhas particulares do mar da China Meridional –, Asiáticos Podres de Ricos é uma visão do jet set oriental por dentro. Com seu olhar satírico, Kevin Kwan traça um retrato engraçadíssimo do conflito entre os novos-ricos e as famílias tradicionais em seu romance de estreia, que já fez milhares de leitores chorarem de tanto rir no mundo todo.

Quem não ouviu falar de Asiáticos Podres de Ricos? O livro se tornou um best-seller internacional e ganhou uma adaptação para o cinema – muita elogiada, por sinal. Kevin Kwan, através de seu conhecimento de Cingapura e humor apurado, consegue cativar o leitor e levá-lo em uma jornada com pessoas, realmente, podres de ricas.

Asiáticos Podres de Ricos é uma história recheada de representatividade asiática, comédia e ostentação. Logo nas primeiras páginas do livro, nós somos apresentados a uma das principais famílias dessa narrativa e já percebemos que ter muito dinheiro pode fazer toda a diferença. De fato, Asiáticos Podres de Ricos tem um “feelingGossip Girl, porém com mais piadas, humor e detalhes sobre a cultura asiática.

A trama gira em torno de Rachel Chu, uma mulher extremamente inteligente, que inclusive é uma respeitada professora de economia. Ela nasceu na China, mas se mudou para os EUA muito cerdo, então a nossa protagonista não é tão ligada aos costumes de sua cultura, além de ser uma pessoa bem simples. Há dois anos, ela namora com Nick Young, um professor de história – também asiático – que é um tanto reservado quando o assunto é sua família. Porém, isso tudo está prestes a mudar, agora que Nick a convidou para passar um tempo com ele em Cingapura, a fim de acompanhá-lo em um casamento e conhecer sua família e local de sua infância.

Estava absolutamente apaixonado por Rachel, e já era hora de mostrá-la para o mundo inteiro.

No entanto, o que a Rachel não sabe é que seu namorado simples e discreto é, na verdade, um multimilionário. Na condição de herdeiro e integrante de uma das famílias mais tradicionais de Cingapura, Nick é o sonho de muitas mulheres. Portanto, a viagem romântica dos protagonistas acaba se tornando uma aventura recheada de intrigas, disputas familiares e, claro, muita ostentação. Nesse cenário, é válido ressaltar que o enredo de Asiáticos Podres de Ricos aborda inúmeros personagens e situações. Então, se você procura um romance que foque especialmente na relação dos protagonistas, talvez essa não seja a melhor leitura para você no momento.

Sem dúvidas, um dos pontos fortes de Asiáticos Podres de Ricos é o modo com que o autor consegue nos inserir nesse mundo de riquezas extremas. Afinal, tudo é muito bem descrito, então é quase como se nós pudéssemos ver tudo através dos olhos dos personagens. Além disso, ao contrário do filme que foca mais na relação romântica dos principais, o livro nos presenteia com uma leitura dinâmica – apresentando diversos personagens, suas rotinas e problemas. Se você gostou do filme, certamente vai amar conhecer mais a fundo algumas outras personalidades, tais como a envolvente Astrid – prima de Nick.

publicidade

É como qualquer outra família grande. Tenho tios indiscretos, tias excêntricas, primos terríveis, o pacote completo.

Apesar de muitos detalhes e descrições, não acho que a leitura seja maçante. Inclusive, para mim, fluiu muito bem. Afinal, o enredo detém diversos personagens carismáticos e interessantes que, de alguma forma, estão ligados uns aos outros. Por isso, a história não fica “estagnada”, sempre tem muita coisa acontecendo. Porém, como a leitura é em terceira pessoa e apresenta diversos pontos de vistas, famílias e títulos, essa experiência pode ser um tanto confusa em alguns momentos.

Um fator interessante é a forma como o escritor, Kevin Kwan, satiriza a parte de sua cultura que é cheia de preconceitos e excessos. Através das experiências de Rachel, nós vemos que o dinheiro não é a solução para tudo e que por detrás das aparências, há – muitas vezes – pessoas escondendo contratempos, problemas e infelicidades.

Sem dúvidas, vale a pena ler Asiáticos Podres de Ricos. Essa comédia romântica é diferente de tudo que tem sido produzido atualmente nesse universo, então é – com certeza – uma leitura muita válida que promete divertir, surpreender e horrorizar os leitores! Ao final do livro, é impossível não sentir aquele gostinho de “quero mais” e já correr para a continuação. O segundo volume da série se chama Namorada Podre de Rica e já foi publicado pela Record.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Resenha Asiáticos Podres de Ricos

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Asiáticos Podres de Ricos se tornou um filme aclamado pela crítica e já teve uma continuação confirmada.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor