Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Confidências de Uma Ex-Popular
Resenhas

Confidências de Uma Ex-Popular

02 dez 19 4 mins. de leitura
por Mandy Ariani
Esta publicação é fruto de uma PARCERIA

publicidade

Título Confidências de Uma Ex-Popular
Autor(a) Ray Tavares
Tradutor(a) -
Editora Galera Record
Páginas 434
Ano 2019
Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Confidências de Uma Ex-Popular é o mais recente lançamento de Ray Tavares, escritora brasileira e com mais de 4 milhões de leituras no Wattpad. Depois de ler as primeiras páginas dessa narrativa, eu pensava estar diante de um livro envolvente e com alguns clichês de sempre, mas eu não poderia estar mais enganada. Com uma história que vai muito além do simples romance, esse é o tipo de leitura capaz de conquistar novos leitores, gerando questionamentos e envolvendo o público completamente.

A trama gira em torno de Renata Vincenzo, uma menina privilegiada de todas as maneiras possíveis. Além de estar dentro de um padrão beleza, sua família ainda é uma das mais ricas do Brasil. Criada por suas babás, a herdeira vive tentando chamar a atenção dos pais ausentes, se tornando uma menina extremamente mimada e inconsequente. Em seu último ano do ensino médio, porém, Renata comete um ato que foi a gota d’água, fazendo-a ser expulsa do colégio e obrigando seus pais a tomarem medidas drásticas.

Apesar de muitas lágrimas e tentativas, a família Vincenzo decide mandar Renata para um rigoroso colégio católico, O Internato Nossa Senhora da Misericórdia – uma premissa inicial que lembra muito o filme Garota Mimada, com Emma Roberts. Situado no interior de São Paulo, a herdeira vai descobrir que o sistema do novo colégio funciona de forma diferente e nem todo o dinheiro que ela tem vai ajudá-la com essa situação.

 — Então temos uma espirituosa entre nós!

— Eu diria possuída por um espírito maligno, mas espirituosa é um bom meio-termo  — respondeu o pai, sem graça.

Tendo uma dificuldade imensa para fazer amigos e com um comportamento superior que só fazia com que Renata ganhasse horas de detenção, a única alegria da herdeira eram as aulas de literatura com a professora Trenetim. Sem dúvidas, a inserção da literatura brasileira foi uma das maiores sacadas de Ray Tavares nesse livro. Em algumas situações, houveram discussões bem interessantes acerca de livros importantes para a história do Brasil e diversas reflexões sobre eles, o que enriqueceu bastante a leitura.

Contudo, nem o prazer de sua aula favorita durou muito. Afinal, a professora Trenetim é misteriosamente substituída por uma outra pessoa, deixando seus alunos desamparados e confusos. Nessa situação, Renata precisará unir forças com Guilherme – um bolsista que confunde sua mente e seu coração – para descobrir o que realmente aconteceu.

 — Se eu não te conhecesse, diria que você está arranjando desculpas para que eu fique aqui com você, Guilherme.

— Ainda bem que você me conhece, então… princesa.

publicidade

Precisando lidar com a perspectiva de um novo amor, intrigas, injustiças e uma sociedade secreta misteriosa, Renata precisará descobrir qual realmente é o seu propósito e que tipo de pessoa ela gostaria de ser. Porém, os erros do passado sempre voltam, e nem com a herdeira será diferente.

A partir de uma leitura envolvente, o leitor irá acompanhar a jornada de autodescoberta de Renata, uma menina que é tão privilegiada que, por vezes, incomoda o leitor com seus problemas. Portanto, é interessante acompanhá-la enquanto ela descobre que o mundo não gira ao seu redor e começa a perceber realidades diferentes da sua.

Por que ela podia estar ali, confortável, com escola, comida e um teto para morar, enquanto aquelas crianças dormiam na rua e estavam expostas a todo tipo de agressão e maldade? Que justiça era aquela que priorizava apenas um grupo de pessoas?

Além disso, as subtramas e os personagens secundários de Confidências de Uma Ex-Popular são incríveis. Definitivamente, eles tornaram a narrativa muito mais interessante e tinham um propósito claro na história, ao contrário de outros livros do gênero que usam esses personagens apenas como chave de roteiro para unir os protagonistas.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

resenha-confidencias-de-uma-ex-popular

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A história da Ray Tavares merece ser lida e apreciada, sendo um livro ideal para amantes de romance, mistério e intrigas. Além de ser uma leitura bem humorada e fluida, o livro não deixa de pensar em assuntos importantes como a corrupção da igreja, relacionamentos abusivos, privilégios de classe e muito mais! Definitivamente, esse livro nos mostra que, às vezes, a vida não vai nos dar um final perfeito, e Renata e Guilherme vão estar nos nossos pensamentos mesmo após o término da leitura.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando você abre o livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa.

Cornelia FunkeCoração de Tinta, 2003.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor