Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Dumbo: Amigos nas Alturas
Resenhas

Dumbo: Amigos nas Alturas

15 jun 19 3 mins. de leitura
por Caique Araujo
Esta publicação é fruto de uma PARCERIA

publicidade

Título Dumbo: Amigos nas Alturas
Autor(a) John Jackson Miller
Tradutor(a) -
Editora Pixel
Páginas 64
Ano 2019
Dumbo, o elefante voador, é o mais novo integrante do Circo Medici – e rumores sobre seu talento em desafiar as leis da gravidade já começaram a se espalhar! Em cinco histórias interconectadas, Dumbo passa pela vida de artistas que seguem caminhos diferentes de realização pessoal: Milly e Joe encaram um dilema durante um temporal; Max Medici traça um plano complexo demais; Ivan, o Maravilhoso, descobre que a mágica não resolve todos os seus problemas; Colette Marchant está no caminho para se tornar uma rainha dos ares; e a Sra. Jumbo e seu filho se deparam com um momento especial e recebem uma lição importante... Aproveite a magia e a aventura desta revista em quadrinhos da Disney, uma antologia que vai muito além do filme Dumbo, dirigido por Tim Burton.

Dumbo: Amigos nas Alturas é o mais novo lançamento da Pixel, idealizado em uma antologia do clássico elefantinho com “orelhas de abano” dos estúdios Disney. A história, ainda, constrói um link com o recém-lançado filme Dumbo, dirigido por Tim Burton. Projetada para o público infantil, a obra cumpre o papel de encantar com muita fofura e ativa o “feeling” Disney de fantasia.

A edição da Pixel é um ponto a mais, beirando ao glamour que todas as pessoas apaixonadas por quadrinhos desejam. Conta com capa dura, diagramação tradicional e papel brilhante de alta qualidade. Todos esses fatores somados a maravilhosa arte da capa, fazem da edição um espetáculo delicioso para os olhos e ativa aquele impulso de desejo imediato pelo produto.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Página da Graphic Novel, Dumbo: Amigo nas Alturas

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Em suma, a graphic novel é um compilado de histórias para desvendar um grande mistério: o que Dumbo está tentando comunicar? Durante as 64 páginas da edição, o leitor acompanha Milly e Joe Ferrier, as crianças do circo e filhas do cuidador de Dumbo, recriando o experimento de Benjamin Franklin até que um incidente acontece. Chateada com o evento, Milly percebe que Dumbo está tentando falar com ela e parte para desvendar o significado.

O roteiro é assinado por um grande nome, já conhecido na Disney: John Jackson Miller. Autor recorrente dentro do universo Star Wars, escrevendo sucessos como Kenobi e Star Wars: Um Novo Amanhã. Miller opta por decifrar a mensagem de Dumbo explorando os relatos com flashbacks do personagens. Conectando-se emocionalmente com a narrativa.

publicidade

Entre os relatos descobrimos, por exemplo, como Max Medici constrói o sucesso do circo ou como Ivan, o Maravilhoso, percebe o valor da sua mágica. O leitor mais atento identificará ao longo da narração que as histórias contem algumas pistas essenciais para que Milly encontre respostas. Com uma construção fácil e simplista, o roteiro foi projetado para se conectar com qualquer tipo de público por meio de uma leitura leve, inocente e carismática.

Toda fofura de Dumbo está presente nas páginas da graphic, principalmente durante o último flashback que traz memórias sobre a mãe do pequeno elefante. E, com isso, aquele clima aconchegante e acolhedor da magia Disney é perpetuada com diálogos sinceros e, por vezes, meigos. Isso faz com que uma leitura de pais para filhos replique as clássicas cenas que vemos nos filmes. Como um momento mágico em família.

Embora seja voltado para as crianças e funcione de forma excelente para esse propósito, é válido ressaltar mais alguns aspectos da obra. Entre eles, as ilustrações que oscilam no estilo gráfico. Particularmente, um aspecto que me chamou atenção. Enquanto a narrativa principal adota um tom plastificado e traços semi-definidos, os flashbacks constroem um visual doce, delicado e aquarelado perfeito para o ambiente da HQ.

É compreensível a escolha da mudança gráfica. Afinal, os flashbacks geralmente adotam outra construção artística. Mas, também, é curioso que os traços e as pinturas dos flashbacks tenham uma qualidade superior a narrativa principal e até combinem mais com a história no todo. É uma pena que a qualidade ilustrativa da narrativa principal soe como um amadorismo ou, ainda, descuido artístico dos ilustradores.

Por fim, Dumbo: Amigos nas Alturas não representa apenas uma graphic para as crianças, mas também para os afeiçoados com a fofura do elefantinho. Apesar de sua presença ser bem pontual na narrativa em geral e não necessariamente atuar como um protagonismo direito, ainda é o Dumbo que muitos amam.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Antoine de Saint-ExupéryO Pequeno Príncipe, 1943.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor