
Emma
publicidade
Jane Austen disse numa carta que ‘três ou quatro famílias num vilarejo do interior são a melhor coisa para se trabalhar’ e, sem jamais se desviar desse princípio, criou algumas das mais fascinantes obras da literatura mundial, numa prosa elegante, enxuta e bem-humorada que já pode ser considerada imortal. ”Julia Romeu, trecho do prefácio “Doces defeitos”Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti-la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração. Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais, Emma é um retrato vívido da situação das mulheres na Inglaterra do início do século XIX. A obra ganhou diversas adaptações para a televisão e o cinema, sendo a mais conhecida estrelada por Gwyneth Paltrow.Também disponíveis pela BestBolso: Razão e sensibilidade, Orgulho e preconceito, Mansfield Park, A abadia de Northanger e Persuasão.
Quando Jane Austen conversava com James Austen-Leigh, o sobrinho da autora, ela declarou: “Vou criar uma heroína de quem ninguém, além de mim, vai gostar muito.” Apesar da escritora inglesa ter bons motivos para pensar dessa forma, Emma Woodhouse é uma personagem extremamente humana e singular que possui algumas qualidades notáveis, mas também conserva mais imperfeições em si mesma do que gostaria de admitir.
Aos tolos não temos por que justificar nossa conduta.
A narrativa gira em torno de Emma, uma jovem afortunada que vive em um pequeno vilarejo no qual seus dias não são muito empolgantes. Sem ter o desejo ou a necessidade de se casar, Emma passa seu tempo cuidando de seu pai hipocondríaco, recebendo visitas ocasionais e discordando do Sr. Knightley – o único homem que parece notar os defeitos e as falhas de julgamento da nossa protagonista. Portanto, ela acaba desenvolvendo uma forma de entretenimento pouco convencional: conseguir boas uniões matrimoniais para pessoas próximas.
Depois de “arranjar” um bom casamento para sua governanta, Emma decide embarcar numa jornada para conseguir um par para sua mais nova amiga, a Srta. Harriet Smith. O único problema é que a capacidade de interpretação que Emma pensa ter sobre as pessoas e suas emoções não é tão boa assim, e isso vai gerar uma série de desventuras que devem levar Emma a reconsiderar suas opiniões sobre si mesma.
– É o caso de todos nós, papai. Metade do mundo não consegue entender os prazeres da outra metade.
Em Emma, Jane Austen utiliza sua linguagem e percepção afiada para narrar mais uma história focada no cotidiano da sociedade inglesa de sua época, além de empregar o humor e a ironia para criticar certos comportamentos e costumes da alta sociedade – por exemplo, o casamento e a convivência apenas entre pessoas da mesma classe social. Nesse caso, criar uma heroína como Emma Woodhouse foi uma escolha certeira, afinal ela é rica, inteligente e muito bonita, porém é muito egoísta, condescendente, egocêntrica e terrível na hora de julgar o caráter e o sentimento alheio.
Nesse livro, nós vamos nos deparar com uma jornada de amadurecimento de uma protagonista muito interessante, mas não tão perfeita e simpática como outras heroínas de Jane Austen. Em contra partida, o Sr. Knithley – ao contrário do conhecido Sr. Darcy – é muito gentil, coerente e expõe suas opiniões com facilidade. Ao contrário de Emma e outros personagens, ele também não é esnobe ou arrogante, então sempre discorda de alguns posicionamentos da protagonista.
Eram pessoas tão dignas que, se estivessem um pouquinho mais acima na sociedade, seria o suficiente; mas, da forma que era, o que ela poderia fazer? Impossível!
Sem dúvidas, os diálogos entre Emma e o Sr. Knithley são sensacionais! Através deles, nós conhecemos muito bem esses personagens e suas inclinações pessoais. Mas, não pense que apenas eles nos conquistam nessa obra de Austen. Pois, nós encontramos diversas figuras interessantes nessa narrativa, tais como a Sra. Bates, os Westons, Jane Fairfax, Frank Churchill e o Sr. Woodhouse.
publicidade
Devemos salientar, no entanto, que a obra de Austen não utiliza o romance como cerne da história – longe disso. Então, se você espera uma obra como Orgulho e Preconceito, no qual a relação entre os protagonistas se desenvolve ao longo de todo o livro, eu devo te alertar agora mesmo. Emma é um romance histórico cujo núcleo acontece a partir do cotidiano e do convívio entre famílias, sendo que o foco principal do livro é o percurso de erros e acertos de Emma.
E, com certeza, não vou querer me persuadir a sentir mais do que de fato sinto. Estou apaixonada o bastante e lamentaria se estivesse mais.
Dentre os pontos positivos de Emma, eu citaria os diálogos maravilhosos, os personagens cativantes e as subtramas que o livro traz. Mesmo a história sendo focada na complicada Emma e sua jornada de amadurecimento, a obra de Austen também acompanha um pouco a vida de outros personagens e mostra realidades diferentes das vivenciadas pela nossa protagonista, embora esse não seja um dos focos principais do livro. Além disso, a discussão de classes é muito presente, mostrando a forma como a sociedade da época estimava o status social e não hesitava em julgar as pessoas por essa questão.
Porém, por destacar o cotidiano, algumas partes do livro são um pouco repetitivas e constantes. Então, a obra acaba se tornando maçante em certos momentos, principalmente para os leitores menos acostumados com livros com mais diálogos e menos ações. Por isso, eu aconselho que essa leitura seja feita com tranquilidade e sem pressa.
Edições do livro:
É sabido que Jane Austen é uma romancista prestigiada que cativou gerações de leitores através de suas narrativas recheadas de humor, ironia e críticas. Portanto, é muito comum vermos diversas edições de seus livros. Para realizar a leitura de Emma, eu li o exemplar da Martin Claret, a versão original e o exemplar da BestBolso, que se encontra no Kindle Unlimited. No fim das contas, eu preferi a edição da BestBolso, pois me identifiquei mais com a tradução da Therezinha Monteiro Deutsch, tendo em vista que (na minha opinião) ela se aproximou mais da escrita da Austen.
Contudo, se você deseja também começar uma coleção, o exemplar da Martin Claret é incrivelmente bonito e recheado de detalhes maravilhosos. Além disso, as notas da tradutora no rodapé ao longo da leitura são ótimas para compreensão de vocabulário e contexto.
© Material de divulgação passível de direitos autorais.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.
Comentários
O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .
A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .