Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Entrelaços: Vidas Controversas
Resenhas

Entrelaços: Vidas Controversas

20 ago 19 2 mins. de leitura
por Mandy Ariani
Esta publicação é fruto de um PUBLIPOST

publicidade

Título Entrelaços: Vidas Controversas
Autor(a) Cris Silva e Miguel Silva
Tradutor(a) -
Editora Mikelis
Páginas 143
Ano 2018
Há quem bipolarize a vida entre boa e ruim, alegre e triste, próspera e falida, sociável e solitária, amorosa e repugnante. No entanto, o que muitas pessoas têm experimentado é o entrelace dessas dimensões. Esta obra apresenta personagens que, obrigados a se submeterem a situações adversas, foram conduzidos a seus conflitos internos – medo e coragem, desespero e esperança, culpa e clemência, desestímulo e determinação. Esses são alguns dos sentimentos enfrentados por eles em ocasiões em que, lembrando do passado, precisavam reconstruir o futuro. O que eles não sabiam é que seus destinos se cruzariam numa reviravolta surpreendente, exigindo deles a luta até o fim para se manterem vivos.

Na resenha de hoje nós vamos falar de Entrelaços: Vidas Controversas, um livro que certamente fará com que o leitor reflita sobre diversos assuntos, dentre eles, muitos problemas sociais que compõem o mundo contemporâneo. Para saber mais, continue lendo!

A trama do livro, de início, nos apresenta três personagens: Lorry, uma mulher adulta, Tony, seu filho e Shelly, uma colega de trabalho da nossa protagonista. Lorry decide viajar com seu filho, então chama sua amiga, Shelly, para acompanhá-la nessa empreitada. Mas, ninguém poderia esperar pelo que viria a seguir. Pois, quando na volta da viagem, Lorry decidiu parar e ajudar um desconhecido na estrada, o destino de todos foi alterado.

Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história. – Hannah Arendt

Lorry e Tony são atacados e capturados por um tipo de organização que trabalha com tráfico humano. A partir desse acontecimento, o leitor vai se deparar com um mundo obscuro e, infelizmente, muito real. Assuntos como exploração sexual, violência doméstica, trabalho forçado e sequestro infantil são só alguns dos tópicos que apareceram com frequência na história.

publicidade

Sem dúvidas, um dos pontos positivos dessa leitura são as relações intrigantes que se formam entre as vidas dos personagens, de modo que fica mais interessante acompanha-los em sua jornada cheia de problemas e adversidades. Além disso, foi uma excelente sacada dos autores contextualizar as problemáticas abordadas no livro e, ainda, adicionar frases e pensamentos de pessoas historicamente importantes.

Uma criança, um professor e um lápis podem mudar o mundo. – Malala Yousafzai

É válido ressaltar que em Entrelaços: Vidas Controversas, nós vamos conhecendo os personagens aos poucos e a partir de suas atitudes. Afinal, o livro não é muito introdutório, então nós já nos deparamos com os protagonistas em seus momentos trágicos, sem ter muito tempo para processar o que aconteceu e como aconteceu. Talvez, isso atue como um empecilho na hora de gerar conexão entre protagonista e leitor.

Além disso, a linguagem do livro não me conquistou completamente, sendo muita “engessada” e com diálogos, em alguns momentos, pouco naturais. Fatos como esse podem prejudicar a possibilidade do leitor gerar empatia pelos personagens e suas circunstâncias, simplesmente porque nem sempre conseguimos sentir realmente todo o terror que está sendo vivido por eles. No entanto, os tópicos trabalhados são realmente muito importantes e necessários. Nesse caso, Entrelaços cumpre totalmente com seu papel de gerar reflexões e questionamentos.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los.

J. K. RowlingHarry Potter, 1997-2007.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor