Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Lendário
Resenhas

Lendário

26 ago 19 4 mins. de leitura
por Mandy Ariani
ATENÇÃO: Esse artigo poderá conter alguns spoilers
Esta publicação é fruto de uma PARCERIA

publicidade

Título Lendário
Autor(a) Stephanie Garber
Tradutor(a) Ivar Panazzolo Junior
Editora Novo Conceito
Páginas 400
Ano 2019
O Caraval deste ano foi concluído. Tella está viva - e segura, para o alívio de sua irmã mais velha. Mas Tella tem segredos que ela mantém de Scarlett. Segredos como o que Tella prometeu em troca dos convites das irmãs para o Caraval em primeiro lugar. Segredos sobre a pessoa a quem estas promessas foram feitas. E segredos sobre Julian, o jogador de Caraval que ganhou o coração de Scarlett. Com medo de revelar a verdade para a pessoa que mais a ama, Tella foge para Valenda, a capital do Império, para encontrar o misterioso correspondente a quem Tella deve. Mas nas noites que antecedem o Dia de Elantine, um cruzamento entre um baile de máscaras, um jubileu e Caraval, ninguém é confiável.

Lendário é sequência de Caraval, livro de estreia da autora Stephanie Garber e best-seller do The New York Times. Tendo uma premissa maravilhosamente interessante, o primeiro livro se configurou como uma leitura excelente para entreter e gerar diversas teorias (confira a resenha AQUI). No segundo exemplar, o leitor será levado por um caminho um pouco mais diferente, então continue lendo para saber mais!

A narrativa de Lendário começa logo após os últimos acontecimentos de Caraval, que nos deixam super curiosos para saber qual será o destino de Donatella e Scarlett – as duas irmãs e protagonistas da trilogia. Afinal, apesar do primeiro volume trazer a ideia de um “final feliz”, a irmã mais nova, Tella, ainda carrega certas pendências que deverão ser resolvidas nesse livro.

Por mais fantástico que possa parecer o Caraval, o que acontecer nas próximas cinco noites será muito real.

Portanto, se em Caraval a história foi mais focada na Scarlett, em Lendário o enredo será mais sobre a Tella. Sem dúvidas, essa foi uma estratégia bastante interessante, pois vamos poder acompanhar a trama por olhos completamente distintos, dado que as irmãs têm personalidades opostas.

Mesmo após o último Caraval ter mudado para sempre a vida das irmãs, Donatella ainda não está pronta para deixar esse complexo jogo, ao menos, não com a chance de reencontrar a sua mãe em risco. Contudo, nossa protagonista acaba se envolvendo em um acordo perigoso com um completo desconhecido. Agora, Tella precisa participar novamente do Caraval e conseguir a verdadeira identidade de Lenda, o Mestre do Caraval, ou morrer tentando.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

resenha-lendario

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Tella é uma jovem carismática, destemida e com um espírito forte. Sem dúvidas, é o tipo de protagonista perfeita para deixar uma narrativa fluida, divertida e audaciosa. Porém, algumas de suas atitudes impensadas vão deixar, provavelmente, diversos leitores super irritados! Nesse livro nós vamos aprender muito mais sobre essa personagem. Serão novas aventuras, novos sacrifícios, novos perigos e, claro, um novo amor.

Mas Tella sabia exatamente o tipo do jogo do qual era parte: um jogo que iria destruí-la e também as pessoas de quem gostava se não vencesse.

publicidade

Em Lendário, Dante assume o papel de Julian como um dos “mocinhos”, e ele vai acompanhar Tella em grande parte de sua arriscada jornada. Com um humor afiado, muita sagacidade e um “pouquinho” de presunção, esse personagem pode se tornar bastante complexo ao longo da narrativa e vai conquistar muitos leitores. Apesar de alguns de seus comportamentos, nós vamos ver que ele se importa muito mais do que aparenta e ainda tem muita vulnerabilidade dentro de si.

Tella e Dante conversaram muitíssimo bem na história e, certamente, vão entreter todos os leitores. Porém, esses personagens poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos, e espero ver mais deles no próximo volume da trilogia. Além disso, senti muita falta de ver uma evolução maior do universo de Caraval, ou seja, entender sua origem e funcionamento de uma maneira mais detalhada. E, claro, ainda há a figura do Lenda, que se tornou menos misteriosa nesse livro, mas ainda precisa ser muito mais trabalhada.

 Era por isso que o amor era tão perigoso. O amor transformava o mundo em um jardim, tão atraente que era fácil se esquecer de que pétalas de rosa eram tão efêmeras quanto sentimentos, que após algum tempo elas iriam murchar e morrer, não deixando nada além de espinhos.

Nessa narrativa, o universo fantástico de Caraval promete se expandir e ser muito mais real do que jamais visto em qualquer outra edição. Então, até o fim, o leitor vai se questionar sobre as nuances entre realidade e ficção. Se você ficou com medo desse livro ser apenas “mais do mesmo”, pode ficar um pouco mais tranquilo, pois terão revelações, elementos mágicos novos e reviravoltas típicas da escritora.

Com uma leitura que flui facilmente e cenários fantásticos dignos do universo desenvolvido, Lendário cumpre com seu papel e embala plenamente o leitor. E, se você gosta de uma edição bonita, a Novo Conceito não decepciona com seu projeto gráfico esplêndido.

Recomendo Lendário para os leitores que amam enredos mágicos, personagens cativantes e conceitos complexos. No entanto, é válido lembrar que Lendário deixa diversas pontas soltas, tanto desse livro quanto do anterior, então se você acha que finais fechados e muito bem esclarecidos são imprescindíveis, é possível que essa leitura não tenha um efeito tão positivo para você. No mais, fico muito feliz em saber que há uma continuação e já estou super ansiosa. Se esse fosse o último livro, minha avaliação penderia mais para o lado negativo, pois ainda há algumas questões que precisam de resolução!

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor