Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Os Últimos Dias de Krypton por Kevin J. Anderson
Resenhas

Os Últimos Dias de Krypton por Kevin J. Anderson

16 jan 19 3 mins. de leitura
por Caique Araujo

publicidade

Título Os Últimos Dias de Krypton
Autor(a) Kevin J. Anderson
Editora Casa da Palavra
Páginas 224
Ano 2007
Antes do Apocalipse – que fez o bebê conhecido mais tarde como Clark Kent ser enviado à Terra – Krypton prosperava. Na cidade de Kandor, o brilhante cientista Jor-El e a bela artista e historiadora Lara casaram-se e tiveram Kal-El, o único que sobreviveria ao fim do mundo. Tudo era harmonia e perfeição numa civilização com baixíssimo índice criminal, quando o android Brainiac invade o planeta e provoca uma tragédia irremediável para os kryptonianos. É a grande chance do diabólico General Zod tomar o poder e implantar uma ditadura que usará da invenção tecnológica de Jor-El para subjugar a todos. E em meio a tudo isso, uma tragédia fatal se aproximava – um destino catastrófico profetizado por Jor-El que mudaria a história kryptoniana para sempre.

Antes de haver um Superman, havia Krypton. O objetivo de Kevin foi unificar tudo que já saiu sobre Krypton, em dezenas de anos de quadrinhos, em uma história rica, real e complexa que se torne definitiva para a história antes de Kal-El.

Este não é um livro sobre Kal-El – o futuro Superman – mas, de certa forma, molda suas raízes e como a cultura kryptoniana viria a influenciá-lo no futuro. Você já deve ter visto falar alguma vez ou outra em Krypton – please, diga que sim. Nos quadrinhos e nas animações Krypton sempre foi explorado de alguma forma ou outra. Mas depois de tantas histórias, tudo fica meio confuso e se perdem as conexões – afinal nos quadrinhos cada coisa é uma coisa diferente em um momento diferente, ou seja, uma loucura.

Sendo o objetivo de Kevin unificar tudo sobre Krypton, é justo dizer que ele conseguiu alcançar com sucesso. A primeiro momento você pode pensar que é apenas uma história sobre um planeta que pode não ser tão impactante, mas é mais do que isso, é uma história sobre política e poder em meio aos habitantes de Krypton, suas tradições, culturas e relacionamentos.

Os Últimos Dias de Krypton é essencial para qualquer grande fã do Superman. Krypton é exposta de uma forma nunca antes vista, todos os mistérios que você imaginava sobre o planeta são resolvidos – ou praticamente todos. Os detalhes sobre seu meio ambiente, sua tecnologia, seu estilo de vida estão lá enquanto os personagens são explorados. Conhecemos tudo antes mesmo de Jor-El e Lara – os pais de Kal-El – formarem um casal.

Zod também está lá com seu braço-direito Nam-Ek – que está para Rabicho, assim como Zod está para Voldmort, se você é fã de Harry Potter vai sentir sutilmente as semelhanças. É interessante conhecer Zod, você apenas suspeita como ele é, mas o livro, aos poucos, clareia cada vez mais a verdadeira face do personagem – acredite, após essa leitura, o Zod de O Homem de Aço faz muito mais sentido.

É ai que entramos em um dos pontos fortes da história: conhecemos cada um dos personagens de uma maneira profunda, criando uma personalidade que, diga-se de passagem, pode ser considerada inédita – mesmo que, quem acompanha HQs, já tenha tido uma referência ou outra – e, por vezes, até interessante.

publicidade

Mas não só de pessoas é feita a história de Krypton, mas também de suas grandes cidades: Kandor e Argo-City. Por este motivo, o ambiente politico é bem constante em diversos momentos da história. É excelente ser explorado dessa forma, afinal, questões políticas foram uma das principais causas da aniquilação de Krypton.

O livro é todo construído na base da ficção cientifica. A maneira como Kevin narra os acontecimentos é interessante, você consegue acompanhar a história de uma maneira simples, acessível e, por vezes, até viciante. Se você é fã do Superman, com certeza, vai se envolver no enredo de tal forma que não irá mais querer parar de ler.

Independente do gênero que você goste Os Últimos Dias de Krypton conseguirá conquistar você, principalmente, por se comunicar com todos os tipos de público.

Em suma, é um livro sobre sociedade. Dali é possível tirar várias conclusões e realizar várias análises comparando os acontecimentos com nosso mundo real – posso estar exagerando, mas Krypton enfrentou seus maiores problemas pela incessante busca de poder por alguns, algo que está constantemente em nosso cotidiano. Os Últimos Dias de Krypton garante entretenimento e reflexões acopladas em uma leitura confortável e aconchegante na qual não é necessário nenhum tipo de “bagagem” sobre o Superman para leitura.

Há momentos em que o livro impressiona, principalmente, por ser diferente do convencional. A história parece muito simples de tão sutil que Kevin é em conta-la, mas esteja atento aos detalhes e encontrará muitas reflexões.

Se você é fã do Superman deve correr agora mesmo e comprar a sua edição! É simplesmente indispensável! Entretanto, mesmo que você não seja aquele “super” fã, você também vai adorar este planeta, principalmente, se tem paixão por temas sobre sociedade e poder.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

A vida é uma tempestade, meu amigo. Um dia você está tomando sol e no dia seguinte o mar te lança contra as rochas. O que faz de você um homem é o que você faz quando a tempestade vem.

Alexandre DumasO Conde de Monte Cristo, 1844.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor