Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Teto Para Dois
Resenhas

Teto Para Dois

30 out 19 3 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Título Teto Para Dois
Autor(a) Beth O'Leary
Tradutor(a) Carolina Selvatici
Editora Intrínseca
Páginas 400
Ano 2019
Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Escrito pela autora Beth O’Leary, o romance Teto Para Dois é um daqueles livros capazes de entreter, divertir e cativar milhares de leitores. A história, que traz uma premissa um tanto peculiar, nos presenteia com os personagens Tiffy e Leon, dois protagonistas que vão alegrar nossas horas de leitura. Então, se você gosta de uma boa comédia romântica – que não abre mão de dramas e tópicos mais sensíveis -, continue lendo!

A ideia de personagens que são “coagidos” a viverem juntos pelas circunstâncias, mas acabam se apaixonando com o passar do tempo, não é nova na literatura. Porém, Tiffy, uma mulher gentil e super extrovertida, juntamente com Leon, um cara bastante introvertido e conhecido por ser calado, conseguem tornar a experiência de Teto Para Dois algo interessante e envolvente para o leitor.

É preciso dizer uma coisa sobre o desespero: ele deixa a cabeça da gente muito mais aberta.

Depois de terminar um relacionamento conturbado, Tiffy precisa alugar um novo apartamento no centro de Londres. Mas, o problema é que ela só pode gastar uma quantia muito limitada com o aluguel, o que reduz consideravelmente suas opções. Então, após considerar, ela decide conhecer um apartamento compartilhado, cujo anúncio ela viu em um jornal. Porém, o anúncio trazia um “acordo” um tanto estranho: O dono da moradia estaria lá de nove da manhã às seis da tarde. Então, o apartamento só poderia ser ocupado pela pessoa que alugasse o local no horário restante – incluindo os finais de semana.

A proposta era perfeita para a Tiffy, e saber que ela nunca – será? – encontraria Leon, o dono do apartamento, tornava as coisas mais simples. Logo, ela começa a ocupar a casa, mas esses dois protagonistas vão perceber que dividir um apartamento pode ser algo mais íntimo e complicado do que eles esperam, ainda mais, se vocês dividem até mesmo uma cama (ainda que em horários diferentes).

Para resolver pequenas trivialidades, não demora muito para os protagonistas descobrirem um método eficaz de comunicação: Post-its. A partir de mensagens simples ou íntimas, eles vão se conhecendo, enquanto nos deixam super ansiosos para que eles finalmente se encontrem pessoalmente.

publicidade

Tiffy é uma protagonista que consegue despertar a simpatia do leitor. E, conforme vamos compreendendo a personagem e sua trajetória, passamos a gostar ainda mais dela e de sua empatia gigante. Leon, por sua vez, teve suas próprias razões para dividir seu espaço em troca de um aluguel. Nesse cenário, veremos que a vida não tem sido muito fácil para ele também. Então, é muito bonito ver o que alguém tão espontânea como a Tiffy consegue gerar nesse protagonista mais calado e comedido.

Costumo pensar que deve ser muito cansativo ser Tiffy. Até nos bilhetes ela parece gastar muita energia. Mas é divertido encontrá-los quando volto para casa.

Além disso, não podemos deixar de citar os personagens secundários (um destaque para os amigos da Tiffy e o irmão do Leon), que além de mostrarem como é zelar pelo bem de quem amamos, também contribuem de modo, extremamente, enriquecedor para a narrativa – algo que eu não via há um tempo entre os lançamentos desse gênero.

Através de uma escrita envolvente e uma narração que alterna entre os protagonistas, Beth O’Leary nos conquista com seus personagens intrigantes e uma história cheia de nuances. Afinal, apesar de ter romance e comédia, o livro consegue abordar temas difíceis de maneira sensível e com responsabilidade. Nesse contexto, acompanharemos a jornada de Tiffy para lidar com as “cicatrizes” de um relacionamento abusivo e um ex-namorado manipulador.

Sem dúvidas, um dos pontos mais positivos do livro é a capacidade da autora de construir tramas complexas que tornam o enredo mais envolvente e o romance dos protagonistas mais “humano”. Teto Para Dois é, na verdade, o tipo de livro capaz de despertar múltiplos sentimentos, uma hora você estará rindo e na outra se segurando para não chorar. Mas, no fim, é um livro super esperançoso e que deixa nossos corações aquecidos. Uma leitura, realmente, deliciosa do início ao fim.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los.

J. K. RowlingHarry Potter, 1997-2007.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor