Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Imagem da Thumbnail para Um Lugar Bem Longe Daqui
Resenhas

Um Lugar Bem Longe Daqui

23 nov 19 3 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Título Um Lugar Bem Longe Daqui
Autor(a) Delia Owens
Tradutor(a) Fernanda Abreu
Editora Intrínseca
Páginas 336
Ano 2019
Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto. Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda. A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.

Na resenha de hoje, nós vamos falar sobre um livro muito especial. Um Lugar Bem Longe Daqui, romance de estreia da autora e zoóloga Delia Owens, nos traz a comovente e reflexiva história de Kya, que promete cativar e emocionar até os leitores menos sensíveis. Na verdade, eu poderia citar diversas razões para você, caro leitor, dar uma chance para esse livro. Sendo uma obra elogiada e com mais de 3 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos, razões não faltam, mas vou me ater ao fato de que esta é uma narrativa única e, definitivamente, uma das minhas melhores leituras do ano!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

resenha-um-lugar-bem-longe-daqui-resenha

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Você já imaginou como seria ser abandonado por todos? Ser deixado pelas pessoas que amamos pode ser uma verdadeira aflição, mas a nossa protagonista, Kya Clark, descobrirá isso antes mesmo de completar 10 anos de idade. Criada em um lar amedrontado pela presença de um pai alcoólatra e violento, a vida da “menina do brejo”, como Kya é apelidada, nunca foi fácil.

Sofrendo muito preconceito por causa do lugar onde vive e pela instabilidade do seu pai, tudo só piora quando Kya, aos poucos, é abandonada por todos ao seu redor. Ainda criança, ela precisa aprender a sobreviver sozinha no pântano da Carolina do Norte, sem poder contar com a companhia e ajuda de quase ninguém.

Kya quis gritar que podia ser nova, mas não era burra. Sabia que Pa era o motivo pelo qual todos partiam; o que não entendia era por que ninguém a levava junto.

Narrado em terceira pessoa, Um Lugar Bem Longe Daqui perpassa entre o presente e o passado para nos mostrar a vida dessa menininha, que foi abandonada pelo sistema e por todos os “bons” cidadãos de sua cidade. Mas, espere, pois tudo pode se complicar ainda mais.

Se através do passado podemos acompanhar a trajetória de Kya, no presente nos deparamos com um problema ainda maior. Quando Chase Andrews, um jovem conhecido e amado pela cidade, aparece morto no pântano, a nossa protagonista terá sua vida virada de cabeça para baixo.

publicidade

Com um mistério surpreendente, além de romances e intrigas, Um Lugar Bem Longe Daqui é um livro que nos envolve por completo. Através de um ambiente selvagem, nós podemos acompanhar a comovente vida de Kya, mas não é apenas isso. A obra reflete sobre diversos assuntos, tais como o abandono familiar, violência doméstica, segregação e preconceito.

Jackson costumava ignorar os crimes cometidos no pântano. Por que impedir ratos de matarem outros ratos?

Além disso, a trama conversa com o leitor, nos mostrando a diferença que poucas pessoas e pequenas atitudes podem fazer na vida de uma pessoa. Apesar de ser uma ficção, a história de Kya se assemelha a de muitas crianças, e é realmente desolador pensar sobre isso. Sem dúvidas, esse é o tipo de livro que tem o poder de abalar nossos sentimentos e, com certeza, ficará por um bom tempo na memória de todos que se aventurarem em sua leitura.

A escrita de Delia Owens é sensível e precisa, nos apresentando muito bem seus personagens e tornando a natureza uma protagonista tão presente quanto Kya. Inclusive, com sua experiência enquanto pesquisadora e zoóloga, suas descrições são cientificamente reais e trazem um “algo a mais” muito interessante para a história.

É para isso que servem as irmãs e as amigas. Para ficarem juntas mesmo no meio da lama, especialmente no meio da lama.

Por fim, Um Lugar Bem Longe Daqui é um livro esperançoso, mas ao mesmo tempo desolador. Portanto, fico feliz em dizer que minhas expectativas para com essa obra foram inteiramente supridas, e certamente se tornou uma das minhas leituras favoritas. A história de Kya Clark merece ser lida por todos e, uma vez que seja, ficará para sempre em nossas memórias.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

A vida é uma tempestade, meu amigo. Um dia você está tomando sol e no dia seguinte o mar te lança contra as rochas. O que faz de você um homem é o que você faz quando a tempestade vem.

Alexandre DumasO Conde de Monte Cristo, 1844.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor