Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Plot twist: os 15 melhores filmes com finais de explodir a mente
Séries & Filmes

Plot twist: os 15 melhores filmes com finais de explodir a mente

30 jul 20 6 mins. de leitura
por Mandy Ariani

publicidade

Quem não adora a sensação de ser completamente surpreendido por um final de explodir a mente? Sem dúvidas, os telespectadores amam quando um filme consegue trazer uma mudança radical e inesperada na narrativa. Plot Twists, quando bem arquitetados, conseguem manter o público em alerta e ainda surpreender com um desfecho inesperado, trazendo uma satisfação imensa para os amantes de reviravoltas. Se você é uma dessas pessoas, então se prepare e confira nossa lista com os 15 melhores filmes com finais de explodir a mente!

1. O Sexto Sentido (1999)

Quando o assunto é plot twist é impossível não falar de O Sexto Sentido. Com direção de M. Night Shyamalan, esse filme é um clássico do suspense e até hoje surpreende os cinéfilos com seu final chocante. Na história, nós acompanhamos o psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) e sua jornada ao cuidar do caso de Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino de 8 anos que diz ver pessoas mortas. Quando esses dois caminhos se entrelaçam, consequências inesperadas acontecem para ambos.

2. Um Contratempo (2016)

Nesse thriller do diretor espanhol Oriol Paulo, nós encontramos um dos finais mais extraordinários já vistos em filmes de suspense! Disponível na Netflix, a produção acompanha a história de Adrian Doria (Mario Casas). Com um negócio de sucesso, uma bela esposa e uma linda filha, tudo estava perfeito em sua vida. Porém, quando ele acorda em um hotel com sua amante morta no banheiro e notas de euro espalhadas por todo o local, as coisas mudam drasticamente e o assassino parece óbvio. Para não ser incriminado, Adrian recorre a Virginia Goodman, a melhor advogada de defesa da Espanha que nunca perdeu sequer um caso em sua carreira.

3. O Grande Truque (2006)

O Grande Truque acompanha Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale), dois mágicos e ilusionistas que são amigos há anos. Com o passar do tempo, no entanto, a competição tranforma ambos em rivais e a amizade é esquecida. Quando Alfred apresenta um truque revolucionário, Robert fica obcecado em descobrir seus segredos. Definitivamente, esse é um filme com um daqueles finais inesperados e de explodir a mente!

4. Garota Exemplar (2014)

Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, levando consigo todas as mentiras da união feliz que aparentava ter com Nick, seu marido.  Com Amy desaparecida, o comportamento de Nick se torna cada vez mais suspeito e logo a polícia passa a desconfiar dele. Nick, então, passa a receber a ajuda de sua irmã gêmea e começa uma jornada para tentar provar sua inocência enquanto descobre o que pode ter acontecido com sua esposa.

5. Os Outros (2001)

Nessa produção que mescla terror e suspense, a devotada Grace se muda com os filhos para uma mansão isolada na ilha de Jersey a fim de esperar o retorno de seu marido da guerra. Como seu dois filhos possuem uma rara doença que os impede de receber diretamente a luz do sol, a casa da família vive em uma escuridão imensa e com regras severas. Mas, quando novos empregados são contratados e algumas regras quebradas, coisas estranhas começam a acontecer.

6. Corra! (2016)

Corra! rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original para Jordan Peele e se consagrou como um dos melhores suspenses contemporâneos. Na trama, Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem negro que está prestes a ser apresentado a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). Hospedado na casa dos parentes de Rose, Chris começa a perceber alguns comportamentos incomuns e algo perturbador ameaça ser revelado.

7. O Mistério das Duas Irmãs (2009)

Quando sua mãe morre após um acidente trágico de incêndio, Anna tenta cometer suicídio e precisa frequentar uma clínica de reabilitação. Dez meses depois, o dia fatídico ainda a assombra, mas ainda assim ela apresenta certa melhora e recebe alta. De volta em sua casa, Anna volta a conviver com Steven, seu pai e escritor de sucesso; Rachel, a antiga enfermeira de sua mãe que agora é sua madrasta e Alex, sua irmã. Contudo, ao invés de seu retorno trazer paz, Anna se vê questionando o que realmente causou a morte de sua mãe.

8. O Amigo Oculto (2005)

Não tem como falar de finais incríveis e surpreendentes sem citar O Amigo Oculto. No filme, a esposa do o psicólogo David Callaway cometeu suicídio, o que fez com que ele decidisse passar um tempo com sua filha de  9 anos em um casa do campo. Com o tempo, a menina cria um amigo imaginário chamado Charlie com quem brinca de esconde-esconde, mas logo ele se mostra como alguém malvado e vingativo que pode fazer mal a família Callaway.

publicidade

9. Se7en – Os Sete Crimes Capitais

Com um elenco de peso, Seven acompanha dois policiais: o jovem e inconsequente David Mills (Brad Pitt) e o outro experiente que está prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman). Logo, eles descobrem uma série de assassinatos e percebem que o assassino está atrás de pessoas que acredita representar os 7 pecados capitais. Com certeza, essa produção detém um final extremamente bem planejado e um enredo intenso que vai manter o telespectador atento até o último segundo!

10. Passageiros (2008)

Em Passageiros, Claire Summers (Anne Hathaway) é uma jovem terapeuta designada para ajudar os sobreviventes de um acidente de avião. Com o tempo, ela desenvolve uma certa ligação com Eric (Patrick Wilson), um dos passageiros, mas quando outros de seus pacientes começam a desaparecer misteriosamente, ela se questiona se Eric não sabe o motivo. Sem dúvidas, esse filme traz final com um plot twist sensacional!

11. Ilha do Medo (2010)

Como falar de plot twist e finais inesperados sem citar Ilha do Medo? Na década de 50, Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de uma assassina do hospital psiquiátrico Shutter Island Ashecliffe Hospital. No lugar, ele descobre que os pacientes são tratados de forma desumana e com métodos ilegais. Ao tentar buscar informações, Teddy enfrenta a resistência dos médicos e tudo piora quando um furacão deixa a ilha sem comunicação.

12. Durante a Tormenta (2019)

Durante a Tormenta mescla suspense e ficção científica para contar uma história muito empolgante e com um final de explodir cabeças! A trama acompanha Vera (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz que se mudou recentemente. Em sua nova casa, uma interferência inusitada acaba conectando duas épocas diferentes e Vera acaba salvando a vida de um menino. Porém, ela não esperava que essa decisão fosse mudar toda a sua realidade.

13. Clube da Luta (1999)

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem que trabalha como investigador de seguros, mas está cada vez mais deprimido e insatisfeito com sua vida. Quando Jack conhece o misterioso Tyler Durden (Brad Pitt), ele se vê dentro de um grupo secreto que procura extravasar suas angústias através de lutas violentas. Clube da Luta é muito comentado até os dias de hoje e continua a chocar os telespectadores com um dos melhores plot twists do cinema!

14. O Ilusionista (2015)

Nesse filme que mescla fantasia, romance e suspense,  nós vamos conhecer famoso ilusionista Eisenheim (Edward Norton) que deixa as platéias de Viena assombradas com seu espetáculo extraordinário. Logo, o mágico acaba despertando o interesse do Príncipe Leopold (Rufus Sewell), o herdeiro do trono e um homem extremamente cético.  Em seu anseio por desmascarar os truques de Eisenheim, Leopold contrata um inspetor de polícia. Será que a verdade está prestes a ser revelada?

15. Os Suspeitos (1995)

Após uma grave explosão no cais, a polícia contabiliza 27 mortos e duas testemunhas do crime: um húngaro em estado crítico e um famoso ladrão deficiente físico que saiu ileso. Quando os depoimentos são dados, o filme traz flashbacks para contar a verdade sobre tudo o que levou ao acontecimento fatídico. Em contrapartida,  a trama fica cada vez mais complexa e surpreendente! Definitivamente, Os Suspeitos vai te manter alerta até o último minuto. Será que você descobra o culpado?

+ Bônus

Nós (2019)

Também dirigido por Jordan Peele, Nós detém uma premissa extremamente intrigante e no final é impossível não sentir o impacto das revelações. A trama acompanha o feliz casal Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) que decidem levar seus dois filhos para passar um tempo na praia em uma casa de veraneio. Contudo, a chegada de um grupo misterioso que imita a aparência de cada membro da família está prestes a mudar tudo e trazer um terror inimaginável.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então.

Lewis CarrollAlice no País das Maravilhas, 1865.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes