Sentimento de Leitor

Juramos solenemente fazer boas recomendações
Vingadores Originais: O que aconteceu em Vingadores Ultimato?
Séries & Filmes

Vingadores Originais: O que aconteceu em Vingadores Ultimato?

28 abr 19 8 mins. de leitura
por Caique Araujo
ATENÇÃO: Esse artigo poderá conter alguns spoilers

publicidade

Após Vingadores: Ultimato a questão que permanece: e agora? O que aconteceu com os Vingadores Originais? Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. Qual realmente foi o destino de cada um deles e como os eventos definirão os próximos passos do Universo Cinematográfico da Marvel. Nem preciso lembrar que esse artigo contém vários spoilers sobre o filme, por tanto leia-o somente após assistir.

Onze anos depois e finalmente o grande arco desenvolvido nos cinemas está encerrado. Nesse processo, nos relacionamos com novos e antigos personagens que, com certeza, marcaram a vida de muitos espectadores. Os Vingadores Originais, reunidos nas grandes telas cinematográficas, foi uma experiência inédita em muitos anos na indústria. Nos apaixonamos por Tony Stark, Steve Rogers, Thor, Bruce Banner, Clint Barton e Natasha Romanoff. Eis que Thanos decide eliminar metade de toda existência e, agora, no arco final, nossos heróis tem os seus destinos traçados.

A realidade 2024

A partir de agora, a Marvel conduzirá as histórias 5 anos a frente no tempo. Em Vingadores: Ultimato seis realidades paralelas foram criadas ao todo, sendo a realidade original presente no ano de 2024. Se você quer saber mais sobre isso, não deixe de conferir o artigo com a linha do tempo explicada e como nossos Vingadores Originais se encaixam nela. Por tanto, vamos tomar como base a linha do tempo oficial – a que provavelmente acompanhará os próximos eventos do MCU.

Homem de Ferro, Tony Stark

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Tony Stark

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Vingador Original. Homem de Ferro, vulgo Tony Stark.

Essa foi, sem dúvidas, a despedida mais emocionantes comparada a qualquer outro filme Marvel. Tony Stark teve o seu desenvolvimento segmentado em nove longas. Ele aprendeu muito e mudou consideravelmente o seu ponto de vista ao longo dos anos. Agora, no encerramento final, Tony utiliza a Manopla para restaurar toda a ordem no Universo, eliminando de “uma vez por todas” Thanos e seus associados.

Ao enfrentar tamanho poder, seria impossível para qualquer humano normal resistir ao golpe. Isso não fora discutido apenas em Vingadores: Ultimato, mas até mesmo em Guardiões da Galáxia quando afirmaram que seria impossível sobreviver com o simples toque direto em uma das Jóias do Infinito. Dados os eventos, Tony Stark nos deixou. Ficamos com o coração partido. E, pelo menos, o que sabemos é que a sua versão de 2024 não existirá mais nos próximo filmes.

Capitão América, Steve Rogers

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Capitão América

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Vingador Original. Capitão América, vulgo Steve Rogers.

Em contraponto a sua incompleta participação em Vingadores: Guerra Infinita, em Ultimato o personagem conquistou espaço. Rogers participou de sete longas ao todo. Entre muitas “burradas” e outros acertos, o Capitão América encerrou sua participação com chave de ouro ao provar-se digno utilizando o Mjölnir. Essa foi a cena que todos os fãs mais esperaram desde Vingadores: A Era de Ultron. E, ao grand finale, tornou-se o responsável por restaurar a ordem nas demais realidades remanescentes.

O grande plot, inesperado para o personagem, aparece quando o mesmo decide viver uma vida longa e próspera em uma dessas realidades – a última que ele mesmo criou ao voltar para 1950. Não sabemos ao certo como ele viveu durante aquela realidade. É bem possível que ele tenha dissipado a HYDRA completamente bem antes, por exemplo. Então, ele volta para a realidade de 2024 e avisa seus companheiros da vida que ele teve. É importante lembrar que na realidade onde ele viveu, inclusive, dois Capitães América existiram ao mesmo tempo.

Plus: Sam Wilson

Ao contrário do que muitos especularam, Bucky Barnes continuará sendo o Soldado Invernal. E, acreditem, essa foi a solução genial. Sam Wilson será o novo Capitão América e é possível que já tenha alguns filmes solo garantido com o personagem. Sendo sim, seremos presenteados com mais um personagem importante garantindo a inclusão e a representatividade.

Thor

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Thor

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Vingador Original. Thor.

Thor é o personagem com a aparição mais inesperada de todos os tempos: ele aparece barrigudo e “acabado”. Chega a ser engraçada a situação na qual o colocaram. Thor também participou de sete longas. Apesar de não ter conquistado o público, a princípio, com os seus dois filmes solo, Thor: Ragnarok criou uma transformação absoluta para o personagem. Não apenas o elevou ao “overpower”, como também trouxa uma graça e uma nova identidade.

publicidade

Desencantado com seu fracasso em Vingadores: Guerra Infinita, Thor passa boa parte do filme tentando “reencontrar-se”. Mas, desta vez, optaram para que ele não tivesse o mesmo impacto que teve na cena final do último longa – o que fez muito sentido para o enredo. Algo curioso é que ele continuará, com certeza, nos próximos filmes – ou, pelo menos, em mais um. Durante o encerramento, vemos que Thor decidiu fazer parte dos Guardiões da Galáxia – uma adição interessante para o futuro terceiro longa da equipe.

Plus: Gamora

Thor, basicamente, “troca” a presença de Gamora em Guardiões da Galáxia. A personagem da realidade original, 2024, realmente está morta e teve sua alma trocada pela Joia do Infinito. Entretanto a Gamora está de volta! Não a mesma, mas a da “realidade 2014”, uma versão que nem sequer tinha tido contato com os Guardiões da Galáxia ainda. Por esse motivo, ela não fora incluída ao final de Ultimato, mas possivelmente volte no terceiro.

Hulk, Bruce Banner

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Hulk

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Vingador Original. Hulk, vulgo Bruce Banner.

Enquanto que em Vingadores: Guerra Infinita ficamos limitados ao Bruce Banner, dessa vez fomos presenteados com uma fusão das duas personalidades. O cinema foi a loucura quando o Hulk Cientista apareceu, algo que já era especulado por muitos. E, apesar de não parecer, Hulk participou de seis longas ao todo. Embora o personagem não tenha sido completamente desenvolvido, como os heróis anteriormente citados, sempre garantiu “a loucura”. Em Thor: Ragnarok foi quando conquistou de vez o coração dos fãs.

Hulk, aliás, teve um papel importantíssimo em Ultimato. Além de ajudar a possibilitar viagens no tempo, também utilizou a Manopla para manter as pessoas que nasceram pós Guerra Infinita e restaurar as pessoas que se foram. Porém, o evento resultou em consequências drásticas: Hulk danificou o seu tecido e seu braço por “definitivo”. Bem, como agora não temos mais a disposição a maior mente do Universo Cinematográfico da Marvel, Stark… é bem possível que Banner passe a atuar como “consultor” e o cientista para criar tudo que for necessário.

Gavião Arqueiro, Clint Barton

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Gavião Arqueiro

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Vingador Original. Gavião Arqueiro, vulgo Clint Barton.

Não tínhamos muito o que falar sobre o personagem até agora, apesar dele ser interessante, nunca teve o devido espaço. Clint Barton esteve presente em apenas cinco longas. Mas, dessa vez, ele fez parte de um núcleo importante: a equipe responsável por capturar a Joia da Alma. Não podemos dizer com total certeza qual será o destino do personagem, mas ele ainda está por lá. É bem possível que o Gavião Arqueiro volte ao seu núcleo familiar e tenha alguma aparição quando for conveniente.

Viúva Negra, Natasha Romanoff

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Viúva Negra

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Vingadora Original. Viúva Negra, vulgo Natasha Romanoff.

Apesar do seu imenso potencial, a Viúva Negra, tal como o Gavião, sempre foram pano de fundo dos enredos. É uma pena, por exemplo, que não tenhamos visto mais do que apenas ambos em equipe. Entretanto, chega a ser compreensível como eles eram essenciais com esse papel para as tramas. Natasha participou de sete filmes ao todo. E nunca deixou a desejar com cenas marcantes , mostrando a excelente agente que era.

Em Vingadores: Ultimato seu destino foi tão pesado quanto o do Tony: a entrega de sua vida pela continuidade do universo. Essa foi uma das cenas mais tensas do longa, enquanto ela e Clint se debatiam para ver quem iria se sacrificar. Infelizmente e com pesar ela era a mais habilidosa, levando um fim a sua vida. Assim como Tony, Natasha da realidade 2024 realmente morreu e não voltará mais. Mas, sempre é bom lembrar que ainda existem 5 versões dela em outras realidades.

As demais realidades

Apesar de soar complexo, o que Vingadores: Ultimato deu a entender é que, agora, existem ao todo seis principais realidades no MCU. E, embora, o Homem de Ferro e a Viúva Negra tenham nos deixados, eles ainda estão lá. É cânone! Eles existem nas demais realidades e cada um deles terá um destino diferente agora. A Gamora, por exemplo, retornou a realidade original advinda de outra realidade. Um processo parecido pode acontecer com eles, por quê não? Sabemos muito bem que, nos quadrinhos, ninguém realmente morre para todo o sempre.

Isso implica que outros personagens como Mercúrio, Loki, Visão, entre outros, que morreram na realidade original, também estão “supostamente” vivos nas demais realidades e com novos destinos que foram alterados pela intervenção dos Vingadores Originais nas mesmas. Por um lado é preocupante pensar que, sendo verdade, ainda existe quatro Thanos tentando utilizar a Manopla – sendo que os das realidades 2024 e 2014 morreram. Resta agora saber se isso realmente terá implicações no MCU ou fora apenas um evento de “retcom” exclusivo a esse filme e tais realidades serão deixadas de lado – ou quem sabe até completamente esquecidas.

Comentários

O blog Sentimento de Leitor disponibiliza o espaço do DISQUS para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "Sentimento de Leitor" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade .

publicidade

quem escreve?

Mandy Ariani

Olá, eu me chamo Mandy! Sou apaixonada por livros, filmes, mangás e Jane Austen. Se você quer ficar por dentro do universo geek e literário, visite a gente!

colaboradores

publicidade

para te inspirar

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Antoine de Saint-ExupéryO Pequeno Príncipe, 1943.

os mais lidos do blog

editoras parceiras

2019

resenhas as mais recentes

Instagram@sentimentodeleitor